Ufal realiza maior evento de pesquisa e tecnologia na Educação Básica
3ª edição da Sinpete será de 16 a 22 de outubro e já tratados biomas brasileiros
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza, entre os dias 16 e 22 de outubro, a Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), que acontece nas cidades de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema sob o tema “Inovação Sustentável: Educação, Tecnologia e Empreendedorismo para a Conservação dos Biomas Brasileiros”. Em sua 3ª edição, o evento é um programa de incentivo à pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico voltado ao fortalecimento da Educação Básica do Estado de Alagoas, e sem fins lucrativos.
O evento tem o objetivo de estimular o protagonismo, criatividade, raciocínio científico e inovação na escola para o desenvolvimento humano, social e sustentável. Para tanto, o programa se estrutura em três eixos operacionais, a saber: ações de sensibilização e formação (antes do evento); ações de divulgação (durante o evento); e ações de mentoria para os projetos (após o evento), exercendo um papel importante na disseminação e popularização da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Estado de Alagoas.
São sete dias de programação, com o objetivo de reunir um público de 50 mil pessoas, que visitarão os espaços temáticos e participarão de mesas-redondas, palestras, oficinas, minicursos, mostras, exposições, concursos, maratonas, olimpíadas, lançamentos de livros e apresentações artísticas.
Dentre esse rol destaca-se o Concurso de Ideias e Pesquisas Inovadoras, que contempla projetos da escola com mentoria especializada em letramento científico, visando à publicação das ideias/pesquisas em formato de livro impresso.
O Sinpete tem sido realizado, desde 2022, pela Ufal, com o apoio de instituições parceiras. Em sua trajetória de sucesso, o Sinpete cresceu exponencialmente em número de municípios atingidos - saindo de 5 em 2022 para 66 em 2023 (aumento de 1.320%); na participação de escolas - atingindo 12 em 2022 e 230 em 2023 (aumento de 1.917%) e, finalmente, em número de estudantes participantes - evoluindo de mil em 2022 para mais de 10 mil em 2023 (aumento de 1.000%).
Confira em breve as informações sobre submissão de trabalhos e inscrições.

Últimas notícias
No Dia de Reis, Girau do Ponciano realiza apresentação cultural com tradição popular
‘É um alívio, a justiça foi feita’, diz filho de Cícera Laura após prisão de suspeito
Prefeita Tia Júlia se reúne com equipe de governo para definir estratégias de desenvolvimento econômico
Palmeira dos Índios avança na ampliação da rede de saúde com novos serviços especializados no Hospital Santa Rita
Prefeitura de Penedo reabre ao tráfego rua bicentenária pavimentada com rocha
Marinha instala barreira de contenção após naufrágio de embarcação em Japaratinga
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
