Mulheres agricultoras de Penedo são orientadas sobre programa de fomento às atividades produtivas rurais
Em parceria com Emater, município irá oferecer também assistência técnica

O trabalho na zona rural de Penedo desenvolvido por mulheres agricultoras ganha um incentivo importante do governo federal, tema de reunião realizada nesta segunda-feira, 27, na Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (SEMADA).
Com orientação da Emater, as trabalhadoras foram informadas sobre o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fomes (MDS) que combina duas ações: o acompanhamento social e produtivo e a transferência direta de recursos financeiros não-reembolsáveis às famílias para investimento em projeto produtivo..
O objetivo da articulação que envolve os municípios é apoiar a estruturação produtiva das famílias rurais mais pobres e o desenvolvimento de projetos rentáveis para que ampliem e diversifiquem a produção de alimentos e outras atividades geradoras de renda no campo, contribuindo para a melhoria da segurança alimentar e nutricional, a superação da situação de pobreza e do êxodo rural.
As famílias lideradas por mulheres agricultoras ou organizadas em associação/cooperativa poderão desenvolver atividades agrícolas (horticultura, fruticultura, apicultura, avicultura, caprinocultura, ovinocultura, piscicultura, carcinicultura, etc.) e em outros setores, a exemplo de artesanato, atuar em revenda, serviços de beleza e estética, produção de bolos, doces e salgados.
Em Penedo, iniciativas da administração municipal já são desenvolvidas, de forma eficaz, para manutenção das famílias no campo, incentivando a economia no meio rural, desde o preparo do solo sem custo para o agricultor que tem acesso a máquinas e implementos.
A assistência técnica em diversos setores, entre eles piscicultura e criação de suínos, é feita em parceria com a Emater.
Em relação à produção de alimentos que tem sua própria Feira da Agricultura Familiar, sem a presença de atravessadores, a atuação do governo Ronaldo Lopes ampliou o fornecimento de itens produzidos na zona rural de Penedo para a merenda da rede municipal de educação e também para a unidade local do Ifal, avanços alcançados porque os agricultores também são orientados para que se habilitem aos processos de compra feitos por meio de chamada pública.
Últimas notícias

Embaixador da Palestina é saudado em encontro nacional do PT em Brasília

Maragogi recebe obras do Vida Nova nas Grotas e nova sinalização turística

Carro pega fogo ao lado do Ceasa, na Forene, em Maceió

Haddad diz que negociar com Estados Unidos é prioridade para o governo

Tio de Michelle Bolsonaro é preso com vídeos de pornografia infantil

Suspeito de assalto é baleado no Village Campestre, em Maceió; comparsa fugiu
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
