[Vídeo] Comissão da Câmara aprova requerimento para audiência sobre emancipação da Ufal Arapiraca
Requerimento foi apresentado pelo deputado federal Daniel Barbosa, maior incentivador da emancipação
![[Vídeo] Comissão da Câmara aprova requerimento para audiência sobre emancipação da Ufal Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/3mVVaCB5nAGI6pU-3wvoybgtIJI=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/448794131-18436056289000340-8075960423936843877-n.jpg)
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19) um requerimento de autoria do deputado federal Daniel Barbosa (PP/AL) para debater a emancipação do Campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A proposta, que conta com o apoio do reitor Josealdo Tonholo, busca desmembrar o campus e transformá-lo em Universidade Federal do Agreste de Alagoas, uma nova instituição de ensino superior independente, nos moldes da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape).
A possível emancipação do Campus de Arapiraca tem gerado grandes expectativas entre estudantes, professores, técnicos e a comunidade local. O modelo seguido pelo deputado Barbosa é o da Ufape, que foi criada em abril de 2018, quando a Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) foi desmembrada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A criação da nova instituição envolveu um investimento de R$ 121 milhões e incluiu a transferência automática de cursos, alunos, e cargos do quadro de pessoal da UFRPE para a Ufape.
Durante a sessão na Comissão de Educação, o deputado Daniel Barbosa, que é natural de Arapiraca, destacou a importância do requerimento para a modernização da educação em Alagoas.
"Nosso trabalho pela emancipação do Campus Arapiraca da Ufal entra em uma nova fase. A Comissão de Educação aprovou um requerimento de minha autoria que vai permitir termos uma discussão mais ampla sobre os impactos e os benefícios dessa mudança. Esse é um passo importante nessa trajetória de modernização da Ufal, que já conta também com a destinação de R$ 1 milhão em recursos de nosso mandato para o desenvolvimento de sua estrutura e equipamentos. Seguiremos trabalhando pela educação de Alagoas", afirmou o deputado.
A discussão sobre a emancipação do campus é vista como um avanço significativo para a educação superior na região, proporcionando maior autonomia administrativa e financeira, além de potencializar a oferta de cursos e a qualidade do ensino. A aprovação do requerimento é apenas o primeiro passo de um longo processo que ainda envolve debates, análises e a eventual aprovação de um projeto de lei específico para a criação da nova universidade.
Confira a fala do deputado:
Últimas notícias

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
