Após esforço do município, partos sem fator de risco voltam a ser realizados em Arapiraca
Chama fechou maternidade no dia 15 de junho alegando inviabilidade financeira

Após esforço da prefeitura de Arapiraca, os partos sem fator de risco voltam a ser realizados no município a partir da próxima sexta-feira (12). O Centro Hospitalar Manoel André (Chama) fechou a maternidade há três semanas, obrigando as moradoras de Arapiraca em trabalho de parto, que tiveram pré-natal em intercorrências, a serem transferidas para outros municípios para darem a luz a seus filhos.
"O acordo era para que o Chama retomasse a maternidade a partir desta quarta (10), mas encaminhou ofício informando que na sexta estará com tudo pronto para retomar o serviço", declarou a secretária municipal de Saúde, Rafaella Souza Albuquerque.
A maternidade do Chama fechou no dia 15 de junho, um sábado, sobrecarregando o serviço do Hospital Regional, que é referência em partos de alto risco para a 2ª Macrorregião de Saúde, que corresponde a mais de 40 municípios alagoanos.
A equipe da Secretaria de Saúde, junto com a Sesau, precisou fazer um remapeamento dos serviços de parto de risco habitual - termo técnico para partos sem fator de risco - para atender as parturientes de Arapiraca, que passaram a ser remanejadas para hospitais em Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema ou Penedo.
Rafaella Albuquerque afirma que o município passou a disponibilizar ambulâncias para levar as mulheres em trabalho de parto para esses hospitais.
"Ao mesmo tempo, desde o primeiro dia estávamos em discussão permanente tentando chegar a uma solução, que contou com o esforço da nossa equipe e do governo do estado", declarou.
O fechamento da maternidade do Chama está relacionado à crise financeira que o hospital está enfrentando, que no começo do ano provocou o encerramento temporário dos serviços de cardiologia, que foram retomados após atuação do Ministério Público.
A secretária explicou que a crise, em parte, está relacionada ao fato de o Chama ser uma instituição privada, que não pode receber recursos de emendas federais. "Apesar de a prefeitura de Arapiraca estar em dias com os repasses, ficou acertado que também vamos cobrir uma parte do déficit que o Chama está enfrentando", ressaltou.
Últimas notícias

Corpo de Bombeiros recebe visita de 600 crianças em comemoração ao Dia do Soldado

Estacionamento com placas solares vai reduzir gasto com energia elétrica no IFAL de Arapiraca

PM/AL apreende armas, drogas e recupera celular em Arapiraca neste fim de semana

Prefeitura e Governo do Estado inauguram obras em Traipu nesta terça (26)

Polícia proíbe eventos com paredão em municípios de atuação do 6º BPM

Primeira edição do Orla Livre Penedo Criativa é sucesso de público e inovação
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
