Empresários de Arapiraca são alvos de operação contra esquema de fraudes tributárias
Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão no estado de Alagoas
A cidade de Arapiraca, Capital do Agreste alagoano, foi um dos principais alvos da “Operação Saccharum”, deflagrada na manhã desta quarta-feira (7), sob a condução do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf).
A operação, que também ocorreu em Maceió e Pilar, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa (Orcrim) especializada em fraudes tributárias envolvendo postos de combustíveis.
Ao todo, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, contra pessoas físicas e empresas. Em Arapiraca, os mandados foram executados em postos de combustíveis, escritórios de contabilidade e advocacia, e uma empresa de eventos e produções. A operação contou com a participação das Polícias Civil e Militar, que também realizaram buscas em residências de alguns membros do núcleo criminoso.
De acordo com o Gaesf, a organização criminosa era formada por empresários, contadores, advogados, “laranjas” e testas-de-ferro. Estes últimos eram utilizados pelos líderes da Orcrim para compor os quadros societários das empresas envolvidas no esquema.
Prejuízo aos cofres públicos
As investigações, que duraram oito meses, revelaram que a organização criminosa sonegou, no mínimo, R$ 11.093.270,00 (onze milhões, noventa e três mil, duzentos e setenta reais) dos cofres públicos. Os integrantes da Orcrim são acusados de sonegação fiscal, falsidade ideológica e crimes contra as relações de consumo.
Bloqueio de bens
Em resposta ao requerimento do Gaesf, a 17ª Vara Criminal da Capital bloqueou imóveis, veículos, contas-correntes e outros bens em nome dos integrantes da organização criminosa. Esta medida visa garantir que os recursos sejam recuperados e revertidos aos cofres públicos.
Saccharum
O nome da operação, “Saccharum”, refere-se ao nome científico da cana-de-açúcar, planta da qual se extrai o álcool, um dos componentes do combustível. A analogia se estende à produção de fraudes contra o fisco alagoano, evidenciando a complexidade e a extensão do esquema criminoso.
Gaesf
O Gaesf, criado em 2017, é uma força-tarefa composta por diversas instituições, incluindo o Ministério Público do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado da Fazenda, Procuradoria-Geral do Estado, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícias Civil e Militar, Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social e Polícia Penal. A atuação conjunta dessas entidades tem sido fundamental no combate à sonegação fiscal e lavagem de bens em Alagoas.
A “Operação Saccharum” é mais um passo importante na luta contra a corrupção e a fraude fiscal no estado, destacando a determinação das autoridades em proteger os interesses públicos e garantir a justiça.
Últimas notícias
"Tenente-coronel agredia filha de Gisele", relatam testemunhas à PM
Felipe Holanda e a força silenciosa da retaguarda política
Nasce Maria Paula, filha da deputada estadual Cibele Moura
Homem morre em capotamento na Avenida Cachoeira do Meirim
Irã acusa EUA de planejar ataque terrestre
Rede de Atenção às Violências participa da Campanha Lugar de Mulher é no Rei Pelé
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
