'Nasci mulher por fora e homem por dentro': ela vive com síndrome rara
Mayara descobriu condição após hérnia, mas diagnóstico não foi uma surpresa: 'Sou a sexta da família'

É dessa forma que Mayara Araújo Dias Carlos, 29, descreve sua condição genética rara: ela tem a síndrome de insensibilidade androgênica, também conhecida como síndrome de Morris, em que a mulher nasce com a formação cromossômica que determina o gênero como 46XY (masculino), ao invés de 46XX (feminino).
"Eu nasci sem útero, sem ovários. No lugar dos ovários, tinha testículos internos [não perceptíveis]. Por fora, me desenvolvi como uma mulher normalmente, mas, por dentro, o sistema reprodutor era masculino."
A síndrome de insensibilidade androgênica é uma condição caracterizada como intersexo, que ocorre quando há incapacidade total ou parcial das células para responder aos andrógenos, como a testosterona.
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), 1,7% das pessoas no mundo nascem com traços considerados intersexuais.
A influenciadora digital de São Caetano do Sul, no ABC paulista, descobriu sua condição aos 13 anos.
“Fui ao médico por causa de uma hérnia inguinal, mas já imaginava desde criança que poderia ter a síndrome por causa do meu histórico familiar. Sou a sexta mulher da minha família que nasceu com essa condição”, disse Mayara Araújo.
Últimas notícias

Concurso vai eleger o melhor pão francês de Alagoas; saiba como participar

Escola de Arapiraca lança Inteligência Artificial Educacional inédita no Estado

União dos Palmares é contemplada com coleta externa de sangue nesta quinta-feira

PM prende suspeito de agredir a companheira pela quinta vez em Maragogi

Médico detalha diagnóstico de câncer de pele e tratamento de Bolsonaro

Polícia Militar cumpre mandado de prisão por homicídio em Teotônio Vilela
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
