Em sabatina do Na Mira, Luciano Barbosa avalia retirar outorga da Casal "o mais rápido possível"
Candidato à reeleição, prefeito afirmou que pretende realizar concurso para Educação nos próximos meses
 
                            O candidato à reeleição em Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB) afirmou que têm discutido com o governador Paulo Dantas (MDB) a possibilidade de retirar da Casal a outorga dos serviços de abastecimento e saneamento, durante a sabatina promovida pelo programa Na Mira da Notícia, na noite desta terça-feira (10). 
Barbosa declarou que a falta de investimentos da Casal tem prejudicado o crescimento da cidade e, por isso, é uma discussão urgente. "Uma das dificuldades para a nossa verticalização é a falta de estrutura de esgotamento sanitário. Estamos hoje no nosso limite, está na hora de chamar a Casal e perguntar: tem condições de continuar com  serviços? Se não tem, então abra mão para que a a gente possa fazer a outorga para outra entidade que possa fazer 100% do esgotamento sanitário e resolver o problema de abastecimento de água em Arapiraca", declarou.
Durante a sabatina, que aconteceu no estúdio da Gazeta FM Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa também respondeu a perguntas dos jornalistas Luciano Amorim e Ângelo Farias, nos temas sorteados: economia local, mobilidade urbana, educação e saúde.
O prefeito explicou que a política econômica do município deve ser voltada para o fortalecimento dos pequenos e médios produtores rurais e pequenos e médios comerciantes da cidade e afirmou que está em projeto a construção de uma Ceasa e de um centro de exposições na cidade, com recursos de emendas do senador Rodrigo Cunha e do deputado federal Daniel Barbosa, além da construção de um novo polo industrial, na região do bairro Bananeiras, que já possui gás canalizado e tem oferta de água.
"Arapiraca não pode crescer sozinha. Se passar a ideia de que a cidade é o Eldorado, será um polo de atração da pobreza. A gente tem que trabalhar para ter dinamismo econômico em toda região, inclusive quando o polo industrial de Limoeiro de Anadia foi criado, eu fui um dos indutores. Eu ajudei Limoeiro e ajudo a qualquer outra cidade circunvizinha que queria se desenvolver, porque essas cidades vão demandar serviços em Arapiraca. O maior gerador de emprego não é a indústria, e o serviço, o comércio e a agricultura familiar. Por isso tivemos que pensar numa alternativa à produção fumageira, quando houve a decadência da produção de fumo, havia um processo que poderia levar à concentração de terras, e muita gente iria acabar expulsa do campo para a cidade. Essa preocupação norteou, em outras gestões, tanto a minha como a da Célia Rocha, o cinturão verde de Arapiraca e constituímos a produção de hortaliças como alternativa à cultura fumageira", declarou.
Ao tratar sobre o tema de mobilidade urbana, o prefeito anunciou o lançamento de um edital para elaboração de projeto para redefinir o transporte público no município para então abrir licitação para as empresas de ônibus, que deverão ser escolhidas com base na capacidade de prestação de serviço e preço.  Ele falou também ciclovia do trabalhador, cujo projeto completo tem 8,5 quilômetros de extensão, ligando a AL-115 até a AL-220, passando por 16 bairros, cuja execução deverá levar mais três anos, e que foi responsável por dar ao município um prêmio internacional de mobilidade urbana.
Sobre educação, Luciano Barbosa ressaltou a construção de oito creches e a meta de, daqui a quatro anos, universalizar o acesso às creches. Além disso, ele afirmou ainda que está preparando um edital para concurso público nos próximos meses.
"Nós já contratamos a empresa para fazer o concurso público. Houve um atraso do edital em virtude da mudança da lei. Tivemos que refazer o edital para a contratação da empresa, para poder fazer a oferta do número de vagas de professores. Quero que esse concurso saia ainda este ano para que a gente possa dar posse em janeiro. Como as aulas devem começar efetivamente em fevereiro, já começaria com uma turma de professores efetivos", disse.
O prefeito falou também sobre os investimentos feitos pelo município em Saúde. Além de alcançar a cobertura de 100% da cidade no Programa Saúde da Família, o prefeito afirmou que a atenção básica foi a que recebeu o maior volume de investimentos nos últimos anos. Como exemplo, ele citou a compra de medicamentos, que subiu de R$ 1,9 milhão de 2019 para R$ 8 milhões em 2023, e também o programa voltado para as gestantes do município, que garante acompanhamento adequado e ainda enxoval para o bebê. 
"Esse programa fez Arapiraca ganhar o prêmio Band Cidades Excelentes, que reconheceu o trabalho dos nossos profissionais da saúde e servidores, que se dedicam para garantir uma saúde para todos os arapiraquenses", ressaltou.
Últimas notícias
 
            Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
 
            PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
 
            Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
 
            Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
 
            32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
 
            Programação do Tardezinha Cultural continua neste final de semana no Bosque das Arapiracas
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		