[Vídeo] Ruas de Arapiraca amanhecem cheias de lixo neste domingo de eleição
Ato é considerado crime ambiental
![[Vídeo] Ruas de Arapiraca amanhecem cheias de lixo neste domingo de eleição](https://img.7segundos.com.br/65WRobvMEkvCzacBrWYVfXZI_cM=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/img-0436.jpeg)
A cada dois anos, com a chegada das eleições, um problema recorrente se repete nas cidades: o desrespeito com a limpeza urbana. Neste domingo (6), Arapiraca, Capital do Agreste, amanheceu com suas principais ruas e calçadas cobertas de lixo eleitoral. Adesivos, santinhos, panfletos e diversos materiais gráficos foram espalhados em frente a escolas e locais de votação durante a madrugada, causando transtornos para os moradores e eleitores.
Locais como as imediações da Escola Estadual Costa Rêgo, Uneal, Premem e tantos outros ambos pontos estratégicos de votação, amanheceram repletos de resíduos eleitorais.
O despejo de materiais eleitorais em vias públicas, além de gerar poluição visual e ambiental, constitui crime, conforme a legislação brasileira.
De acordo com a Lei 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, a poluição causada por despejo inadequado de lixo é uma infração passível de multa e detenção de até um ano, a depender da gravidade do ato. O artigo 54 da lei prevê punições para quem “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”.
Além disso, o Código Eleitoral (Lei 4.737/65) também prevê sanções para candidatos ou coligações que não observam as regras de propaganda e contribuam para a degradação do meio ambiente. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe a prática de “derramar santinhos” no dia da eleição, sendo isso classificado como propaganda irregular, o que pode resultar em multas e até cassação de candidaturas.
As eleições em Arapiraca seguem com horário de votação das 8h às 17h, de acordo com as determinações do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL).
Últimas notícias

Prefeitura faz interdição temporária em parte da calçada atingida por desabamento de muro no Lago Goiti

Prefeita de Palmeira dos Índios busca novas parcerias com a Caixa Econômica em Maceió

Vacinação contra a meningite bacteriana é ampliada em Penedo para crianças de 12 meses

1ª Conferência Regional de Políticas para Mulheres mobiliza Penedo e fortalece vozes femininas

Filme dirigido por arapiraquense Tarcísio Ferreira traz olhar poético sobre diversidade

Governo de Alagoas abre edital para ampliar vagas de acolhimento de pessoas em situação de rua
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
