[Vídeo] Ruas de Arapiraca amanhecem cheias de lixo neste domingo de eleição
Ato é considerado crime ambiental
A cada dois anos, com a chegada das eleições, um problema recorrente se repete nas cidades: o desrespeito com a limpeza urbana. Neste domingo (6), Arapiraca, Capital do Agreste, amanheceu com suas principais ruas e calçadas cobertas de lixo eleitoral. Adesivos, santinhos, panfletos e diversos materiais gráficos foram espalhados em frente a escolas e locais de votação durante a madrugada, causando transtornos para os moradores e eleitores.
Locais como as imediações da Escola Estadual Costa Rêgo, Uneal, Premem e tantos outros ambos pontos estratégicos de votação, amanheceram repletos de resíduos eleitorais.
O despejo de materiais eleitorais em vias públicas, além de gerar poluição visual e ambiental, constitui crime, conforme a legislação brasileira.
De acordo com a Lei 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, a poluição causada por despejo inadequado de lixo é uma infração passível de multa e detenção de até um ano, a depender da gravidade do ato. O artigo 54 da lei prevê punições para quem “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”.
Além disso, o Código Eleitoral (Lei 4.737/65) também prevê sanções para candidatos ou coligações que não observam as regras de propaganda e contribuam para a degradação do meio ambiente. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe a prática de “derramar santinhos” no dia da eleição, sendo isso classificado como propaganda irregular, o que pode resultar em multas e até cassação de candidaturas.
As eleições em Arapiraca seguem com horário de votação das 8h às 17h, de acordo com as determinações do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL).
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
