PDT e PSB devem anunciar apoio a Hugo Motta para sucessão na Câmara
As duas siglas estavam mais próximas de Elmar Nascimento, mas avançaram em negociações para endossar candidato do Republicanos
O PDT e o PSB estão perto de anunciar apoio ao candidato do Republicanos para a presidência da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), que já tem o endosso de oito partidos.
Inicialmente próximos de Elmar Nascimento (União-BA), o PDT e o PSB abriram negociações para embarcar na candidatura de Motta, a fim de não perder espaços caso ele vença a eleição da Câmara em fevereiro de 2025.
A tendência, segundo fontes que acompanham diretamente as tratativas, é que um acordo seja fechado no começo da próxima semana e o apoio a Motta seja sacramentado.
O PDT tem 18 deputados. A bancada do PSB é formada por 14 parlamentares. Motta já atraiu oito legendas na Câmara, que somam 324 representantes — do PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O voto, no entanto, é secreto e individual — de modo que o apoio formal das bancadas não assegura automaticamente a adesão de seus integrantes. Para vencer, o candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) precisa de pelo menos 257 votos.
O PDT e o PSB começaram a negociar com Motta diante do enfraquecimento de Elmar, que tinha o aval inicial das duas siglas.
O PSB ainda sonha com um lugar na Mesa Diretora da Câmara e tem boas relações com Motta. O líder do partido na Câmara, Gervásio Maia, é da Paraíba — estado do candidato do Republicanos.
Além disso, o Republicanos faz parte da base do governador da Paraíba, João Azevedo, uma das principais vitrines de gestão do PSB atualmente.
Últimas notícias
Foto de menino iraniano acenando para mãe antes de ser morto viraliza
Risco de fraude no próximo concurso da Polícia Militar de Alagoas vira alvo de investigação do MP
Acidentes sobrecarregam Hospital de Emergência do Agreste e levantam críticas à fiscalização da SMTT
Benny Blanco comenta hábitos de higiene após virar alvo de críticas
Consegue ver? Foto de esguicho de fonte é atribuída a Jesus
Flávio Bolsonaro deve vir a Maceió para agenda com aliados em maio
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
