Educação e Ciência: Alunos de Arapiraca representam o município na Fecial 2024
Os alunos de Arapiraca se classificaram para a Fecial após o sucesso na Exposição de Matemática, Tecnologia e Ciência (Expomatec)
A ciência, a inovação e a tecnologia têm adentrado de vez nas salas de aulas da Rede Municipal de Ensino de Arapiraca e estão transformando de forma inédita as ações educacionais, reforçando o compromisso de Arapiraca com uma educação de qualidade.
Reflexo disso foi o convite recebido pelos estudantes das escolas Manoel Humberto e Germino Pedro para participarem da Feira de Ciências de Alagoas (Fecial), realizada de 4 a 6 de novembro no Centro Cultural Reitor João Sampaio, no Centro Universitário Cesmac, em Maceió.
Com o tema “Diversidade Cultural e Científica: Celebrando a herança afro-brasileira, indígena e cigana”, a Fecial marcou o lançamento da Rede Alagoana Faça Ciência na Escola, iniciativa que visa fortalecer o ensino de ciências em todo o estado. O evento contou com a presença de importantes representantes da educação para a ciência em Alagoas, reafirmando o compromisso com a formação científica de jovens estudantes.
A professora Janice Gomes, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Científico (NDC) da Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca, destacou a relevância da Rede Alagoana Faça Ciência na Escola. Segundo ela, o programa incentiva carreiras científicas, promovendo uma educação de qualidade por meio da construção de laboratórios Maker, que integram ciência, tecnologia e práticas pedagógicas inovadoras.
Os alunos de Arapiraca se classificaram para a Fecial após o sucesso na Exposição de Matemática, Tecnologia e Ciência (Expomatec), realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em outubro. Esse êxito demonstra o impacto positivo das ações do NDC, que busca transformar o ensino de ciências e despertar nos alunos o interesse pela pesquisa e inovação.
“Essa participação é um marco para a educação científica de Arapiraca. É emocionante ver nossos alunos levando para fora do município o brilho do conhecimento adquirido nas salas de aula e nos projetos que integram a ciência com o cotidiano escolar”, afirmou a professora Janice.
Acompanhando os alunos na Fecial, estiveram as professoras Maíra Lopes e Renata Santos, da Escola Manoel Humberto, e os professores Bruno Paulo, Keison Barbosa e Tharcyo Chagas, da Escola Germino Pedro.
A gerência do NDC agradece a todos os envolvidos que reafirmam o compromisso de transformar a educação por meio da ciência e destaca a importância da secretária adjunta de Educação, a professora Etelvina Carnaúba, que foi essencial no apoio às iniciativas do Núcleo, garantindo que a ciência se torne uma ponte para o futuro dos estudantes de Arapiraca.
Últimas notícias
Homem é condenado a mais de 27 anos por matar vítima que tentou impedir tráfico de drogas
Intervenção emergencial: BRK realiza reparo de vazamento de grande porte no Feitosa
Câmara de Maceió concede moção de aplauso para guardas municipais
Caio Bebeto critica MST e protagoniza embate em sessão da Câmara
Suspeito de matar homem a pauladas é preso poucas horas após o crime em União dos Palmares
Homem é preso com 30 kg de maconha no Aeroporto Zumbi dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
