Secretaria de Saúde de Penedo orienta profissionais sobre tratamentos preventivos contra o HIV
O objetivo do treinamento foi orientar profissionais da rede pública de saúde do município sobre o tema
A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), promoveu capacitação sobre cuidado integral às pessoas com HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O objetivo do treinamento foi orientar profissionais da rede pública de saúde do município sobre o tema, com foco para a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP), visando ampliar o atendimento relacionado à infecção nos serviços de saúde.
A capacitação aconteceu na quarta-feira, 13, no auditório do Fórum do TJ Alagoas em Penedo e reuniu profissionais de todas as coordenações da SEMS.
As enfermeiras que ministraram o curso foram Cristina Raquel Lopes dos Santos Tonial. Diully Siqueira Monteiro e Jussiara Santos Reis. Elas fazem parte do Programa Estadual de HIV/Sífilis e hepatites virais do estado de Alagoas.
“A capacitação de profissionais de saúde sobre PrEP e PEP é importante para que eles possam analisar o público para a utilização das profilaxias e indicação dos meios preventivos e tratamentos adequados. A PrEP é um método de prevenção ao HIV e a sua implementação no SUS é considerada um marco importante na resposta ao HIV/Aids no Brasil”, disse a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Isabelle Souza.
A UPA fornecerá a Profilaxia Pós-Exposição para os pacientes com exposição ao vírus HIV. Ele será avaliado por uma equipe de saúde para verificar a necessidade de intervir com a profilaxia. E, no caso de precisar dar início ao tratamento, a identidade e dados do paciente serão resguardados, conforme assegura a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
O que é PrEP e PEP?
A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é um serviço que disponibiliza medicamentos antirretrovirais após um possível contato com o vírus HIV, em situações como violência sexual; relação sexual desprotegida; ou acidente ocupacional com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico.
Já a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma nova forma de prevenção, que consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais via oral em pessoas não infectadas, mas que são suscetíveis à infecção pelo HIV.
Podem usar PrEP pessoas de ambos os sexos, a partir de 15 anos, com peso corporal igual ou superior a 35 kg, sexualmente ativas e que apresentem contextos de risco aumentado de aquisição da infecção pelo HIV.
Últimas notícias
[Vídeo] Incêndio atinge loja de fogos de artifício no Centro de Arapiraca
MPAL recomenda realização de concurso público para profissionais de apoio escolar em Arapiraca
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 10 milhões
Idosa é resgatada após queda em fossa dentro de residência em São Miguel dos Campos
Lula sanciona lei que proíbe descontos automáticos de benefícios do INSS
Eliza Samudio perdeu passaporte na 1ª viagem a Portugal, diz representante
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
