Secretaria de Saúde de Penedo orienta profissionais sobre tratamentos preventivos contra o HIV
O objetivo do treinamento foi orientar profissionais da rede pública de saúde do município sobre o tema
A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), promoveu capacitação sobre cuidado integral às pessoas com HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O objetivo do treinamento foi orientar profissionais da rede pública de saúde do município sobre o tema, com foco para a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP), visando ampliar o atendimento relacionado à infecção nos serviços de saúde.
A capacitação aconteceu na quarta-feira, 13, no auditório do Fórum do TJ Alagoas em Penedo e reuniu profissionais de todas as coordenações da SEMS.
As enfermeiras que ministraram o curso foram Cristina Raquel Lopes dos Santos Tonial. Diully Siqueira Monteiro e Jussiara Santos Reis. Elas fazem parte do Programa Estadual de HIV/Sífilis e hepatites virais do estado de Alagoas.
“A capacitação de profissionais de saúde sobre PrEP e PEP é importante para que eles possam analisar o público para a utilização das profilaxias e indicação dos meios preventivos e tratamentos adequados. A PrEP é um método de prevenção ao HIV e a sua implementação no SUS é considerada um marco importante na resposta ao HIV/Aids no Brasil”, disse a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Isabelle Souza.
A UPA fornecerá a Profilaxia Pós-Exposição para os pacientes com exposição ao vírus HIV. Ele será avaliado por uma equipe de saúde para verificar a necessidade de intervir com a profilaxia. E, no caso de precisar dar início ao tratamento, a identidade e dados do paciente serão resguardados, conforme assegura a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
O que é PrEP e PEP?
A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é um serviço que disponibiliza medicamentos antirretrovirais após um possível contato com o vírus HIV, em situações como violência sexual; relação sexual desprotegida; ou acidente ocupacional com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico.
Já a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma nova forma de prevenção, que consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais via oral em pessoas não infectadas, mas que são suscetíveis à infecção pelo HIV.
Podem usar PrEP pessoas de ambos os sexos, a partir de 15 anos, com peso corporal igual ou superior a 35 kg, sexualmente ativas e que apresentem contextos de risco aumentado de aquisição da infecção pelo HIV.
Últimas notícias
Polícia Científica identifica paciente internado na UTI do Hospital Geral do Estado
Botijão de gás explode dentro de residência e deixa idoso ferido em Delmiro Gouveia
Após colisão, motorista tenta fugir e invade canteiro central na Av. Fernandes Lima
Bicho-preguiça vira "passageiro" de van em viagem de Coqueiro Seco a Maceió
Estudante de medicina fica ferida após colisão entre carro e caminhão na BR-101
Nota Fiscal Cidadã ganha duas novas instituições de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
