Vozes do Velho Chico 2024: Piranhas se transforma no palco da cultura e do protagonismo feminino
Com vasta programação e shows de Flaira Ferro e Encantaria, evento celebra arte, música, cinema e tradição nas margens do São Francisco

Às margens do majestoso Rio São Francisco, a cidade histórica de Piranhas, em Alagoas, se prepara para um fim de semana vibrante e inesquecível com o Vozes do Velho Chico 2024. Nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, a celebração cultural, que já se consolidou como um dos eventos mais esperados da região, trará um mergulho na arte, música, cinema, literatura e tradições populares. Este ano, o protagonismo feminino será o fio condutor da programação, destacando talentos que reverenciam a força, a ancestralidade e a inovação, com shows de Flaira Ferro e Encantaria.
Na sexta-feira, o evento toma forma na encantadora Vila dos Pescadores, com atividades gratuitas que envolvem toda a comunidade. Às 15h, a oficina “Meu Boizinho” convida crianças e adultos a confeccionar bois em papel e tecido, criando laços afetivos com a cultura do Bumba Meu Boi. Além disso, haverá exposição de literatura de cordel e, junto com a exposição, uma conversa animada com Ana Ferraz e o cordelista Altair Leal.
A programação segue para crianças grandes e pequenas com o “Vem brincar na Rua”, que promete ser uma tarde animada no anfiteatro da Vila dos Pescadores, sob o comando de Beto Pedrosa. Já no início da noite, o esperado Cortejo do Boi do Chico movimenta as ruas da Vila, em um desfile de cores e música que celebra a alegria coletiva.
Já na Pousada Trilha do Velho Chico, o Vozes segue no sábado, 07, com a Feirinha do Vozes, onde serão comercializados livros e produtos artesanais, além de reunir designers, artesãos e autores em um espaço para troca de ideias e venda de produtos únicos. No mesmo horário, haverá a oficina Barangandão e Barquinhos, momento criativo de produzir barquinhos coloridos, enquanto se promove uma boa conversa sobre meio ambiente.
O sábado promete ser ainda mais intenso, com o charmoso Sarau de Todas as Vozes, um espaço aberto para artistas e público compartilharem poesia, música e dança. Esse encontro íntimo e criativo transforma as margens do rio em um palco para expressões artísticas espontâneas, consolidando o festival como um verdadeiro mosaico cultural.
O evento também mergulha na sétima arte com o CineTrilha, que exibirá filmes produzidos em Alagoas. Os filmes exibidos serão: Imaginários Urbanos, uma obra que mistura performance, grafite e dança, estimulando reflexões sobre a cidade de Maceió e os afetos que a atravessam; Carta ao Camarada Jayme, um filme-carta em homenagem a um desaparecido político de Alagoas durante a ditadura civil-militar de 1964; e Ana Parideira, um curta de Juliana Barreto que aborda a maternidade compulsória, questionando a redução da mulher ao papel de mãe. Recentemente premiado com Melhor Audiodescrição no 10º Festival VerOuvindo, o filme se destaca por sua profundidade e sensibilidade.
Ainda no sábado, a edição do Vozes 2024 celebra a pluralidade dos ritmos nordestinos e o protagonismo feminino. Às 19h, o palco será da cantora pernambucana Flaira Ferro, que encantará o público com seu repertório poético e visceral, repleto de mensagens sobre liberdade e autoconhecimento. Flaira será acompanhada pela violeira Laís de Assis, cuja maestria na viola de dez cordas promete momentos de pura emoção.
Às 20h30, o grupo Encantaria assume a cena com seu espetáculo de ritmos como coco de roda, ijexá e forró, conectando o público às raízes da cultura popular nordestina. E para encerrar a noite, o retorno do Boi do Chico sela o festival com um clima de celebração coletiva.
Mas, engana-se quem pensa que a programação do Vozes deste ano terá apenas dois dias. Para quem busca uma experiência além do festival, o domingo, dia 08, reserva a encantadora Trilha do Trem; um passeio pela antiga Estrada de Ferro Paulo Afonso, guiado pelo historiador Felipe Vieira, do Entre Serras. A caminhada combina história, natureza e cultura, encerrando o fim de semana com chave de ouro.
O Vozes do Velho Chico é realizado pela Pousada Trilha do Velho Chico e produzido pelo Instituto Boibumbarte de Cultura. O empresário Flávio Ferraz ressalta que todo o fim de semana será uma celebração da força cultural e da beleza natural do rio que dá nome ao Vozes do Velho Chico. “Com uma programação rica e diversa, o encontro reafirma a cidade de Piranhas como um polo de resistência e criatividade no coração do Nordeste. Prepare-se para vivenciar momentos únicos em um cenário que é pura poesia”, pontua o empresário e realizador do evento.
Serviço
Datas: 6, 7 e 8 de dezembro (sexta e sábado e domingo);
Locais: Vila dos Pescadores e Pousada Trilha do Velho Chico, em Piranhas;
Ingressos: Sexta-feira, atividades gratuitas. Ingressos para sábado via Sympla e Instagram (@vozesdovelhochico);
Realização: Pousada Trilha do Velho Chico;
Produção: Instituto Boibumbarte de Cultura.
Últimas notícias

Colisão entre motocicletas deixa jovem de 29 anos ferido em Branquinha

Hospital Metropolitano se consolida como referência no tratamento do AVC em AL

CSBC 2025: Maceió será o palco do maior congresso de computação da América Latina

Cid reafirma que Bolsonaro leu minuta golpista durante reunião

Detran amplia fiscalização e reduz em 36,87% casos de alcoolemia na Lei Seca

Mototaxista fica ferido após colisão com ônibus escolar na BR-104, em Murici
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
