Santana do Ipanema: Defensoria garante cirurgia craniana para bebê com síndrome genética
A medida foi solicitada ao Tribunal de Justiça após o pedido de tutela provisória de urgência ser negado na primeira instância.

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) obteve uma decisão judicial que garante o acesso a uma cirurgia urgente para um bebê de um ano diagnosticado com craniossinostose sindrômica. Essa condição provoca deformidade no crânio e pode levar a atraso no desenvolvimento neuropsicomotor devido à hipertensão intracraniana crônica. A decisão foi garantida por meio de um agravo de instrumento interposto pela Defensora Pública Roberta Gisbert de Mendonça, do município de Santana do Ipanema, e acolhido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas nesta semana.
Conforme a determinação judicial, o Estado de Alagoas deve adotar medidas para viabilizar a cirurgia conforme a prescrição médica, incluindo o fornecimento de materiais especiais necessários, no prazo de dez dias. O descumprimento da decisão pode resultar na aplicação de multa ou no bloqueio das contas do ente público.
A medida foi solicitada ao Tribunal de Justiça após o pedido de tutela provisória de urgência ser negado na primeira instância. A negativa foi fundamentada em um parecer do Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário de Alagoas (NATJUS-AL), que alegava ausência de urgência no caso.
Segundo o laudo médico anexado ao processo, o bebê apresenta fechamento das suturas sagital, coronal e lambdoide, alterações que já causaram deformidades significativas no crânio e danos neurológicos irreversíveis. Sem condições financeiras para custear a cirurgia, a família recorreu à Defensoria Pública para garantir o direito fundamental à saúde.
Últimas notícias
Homem é esfaqueado em rua do bairro Bom Sucesso, em Arapiraca

Prefeita Tia Júlia prestigia posse do secretário de Estado Júlio Cezar
MVV aumenta área de reserva preservada de caatinga para 770 campos de futebol
Operação em sucatas recupera quase 600kg de cabos de uso exclusivo da Equatorial em Arapiraca e Maceió
MST mantém ocupação de fazenda no Agreste de Alagoas

Casal de brasileiros posta vídeo sobre transtornos causados por apagão na Espanha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
