Arapiraca inicia campanha do Janeiro Roxo com capacitação para agentes comunitários de saúde
Campanha tem como objetivo conscientizar sobre a hanseníase
Desde 2016, janeiro é o mês escolhido para receber ações de conscientização sobre a hanseníase, doença infecciosa que é considerada um problema de saúde pública em todo o território nacional. Em Arapiraca, a campanha foi iniciada nesta terça-feira (14), com uma capacitação direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município.
Os ACS desempenham um papel fundamental na Atenção Primária, pois são a principal ponte entre usuário e Unidade Básica de Saúde. Por isso, capacitá-los para um melhor manejo na prevenção e identificação da doença é de grande importância para um diagnóstico e tratamento precoce.
Durante a capacitação, a equipe fortaleceu e reforçou a aplicabilidade do questionário de suspeição de hanseníase, o principal instrumento de busca ativa utilizado por estes agentes. Com o aprimoramento do questionário, a chance de diagnóstico aumenta e os ACS conseguem trabalhar com mais eficiência.
A hanseníase é uma doença infecciosa, transmissível e de caráter crônico, afetando principalmente os nervos periféricos, olhos e pele. Não existe sexo ou faixa etária específicas para o acometimento da doença, que pode apresentar uma evolução lenta e progressiva que, se não identificada, pode resultar em incapacidades físicas muitas vezes irreversível.
O Brasil é um dos países com mais novos casos no mundo, então é importante ressaltar que a campanha tem como objetivo não somente promover a importância do diagnóstico e tratamento precoce, mas também a quebra de estigma e o preconceito que a hanseníase ainda sofre. Esta é uma doença infecciosa crônica, mas totalmente tratável e curável.
Últimas notícias
STF: Lula pede a ministros que ajudem a conseguir votos para Jorge Messias
Dupla invade clínica de ortopedia e furta celular na Ponta Verde
Câmara aprova título de Cidadão Honorário para procurador de São José da Tapera
Maceió lidera preferência dos brasileiros para as férias de verão, aponta levantamento da Braztoa
Acusado de agredir ex-companheira em Maceió é condenado a quatro anos de prisão
Justiça condena condomínio a indenizar morador que teve privacidade violada
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
