Associação arapiraquense conqusita autorização judicial para cultivar Cannabis medicinal
Regenera é a primeira associação de Alagoas a obter esse direito legal
A Associação Regenera, entidade sem fins lucrativos fundada em 2022 em Arapiraca, alcançou uma conquista histórica na última quinta-feira (6). A Justiça Federal de Alagoas concedeu autorização para que a organização possa cultivar e manipular a planta Cannabis Sativa, conhecida popularmente como maconha, para fins medicinais. Com isso, a Regenera se torna a primeira associação no estado a obter esse direito.
Atualmente, a instituição conta com cerca de 400 associados e tem como principal missão garantir o acesso ao óleo de cannabis para pacientes que enfrentam doenças e condições de saúde debilitantes, como Alzheimer, Parkinson, Autismo, Fibromialgia, Epilepsia, dores crônicas e insônia. O uso medicinal da cannabis já é reconhecido por sua eficácia terapêutica, oferecendo uma alternativa natural de tratamento com menos efeitos colaterais em comparação aos medicamentos tradicionais. Além disso, também tem sido utilizado no tratamento de animais.
A cannabis medicinal tem sido amplamente estudada e utilizada em diversas frentes da medicina, abrangendo desde o controle da dor crônica até o tratamento de transtornos neurológicos e psiquiátricos, como ansiedade, depressão e estresse pós-traumático. Seus compostos ativos, como o CBD (canabidiol) e o THC (tetra-hidrocanabinol), possuem propriedades anti-inflamatórias, neuroprotetoras e analgésicas, sendo indicados para pacientes com câncer, esclerose múltipla e outras condições que afetam significativamente a qualidade de vida.
Para os membros da associação, a decisão representa um grande avanço na luta contra o preconceito e na garantia do direito à saúde. “Estamos testemunhando uma mudança de mentalidade em todo o mundo. A autorização judicial fortalece nosso propósito e nos permite ampliar o acesso a um tratamento humanizado e essencial para quem mais precisa”, declarou Rafael Mendes, presidente da Associação Regenera.
Com essa conquista, a entidade agora tem respaldo legal para ampliar sua atuação e atender um número ainda maior de pacientes de forma segura e econômica. A decisão também reforça a relevância da Regenera na promoção da qualidade de vida e no enfrentamento das barreiras que ainda existem em relação ao uso medicinal da cannabis no Brasil.
A Associação Regenera é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de, além de apoiar as famílias que precisam de um tratamento com a Cannabis Medicinal, também apoiar pesquisas sobre o uso da planta.

Últimas notícias
Câmeras registram furto de motocicleta em estacionamento de supermercado na Santa Lúcia em Maceió
Emprego formal em Alagoas cresce 22,7% em quatro anos, aponta ministério
Caminhão tomba e interdita trecho da rodovia BR-101 em Maceió
Truque caseiro que viralizou e turbina sinal do Wi-Fi com base na ciência
Detalhe em cadeira usada por Xi em reunião com Trump chama a atenção
Dieta bíblica cresce entre jovens e transforma versículos em cardápio
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
