Secretaria de Saúde de Penedo alerta sobre a importância da vacinação contra a febre amarela
Vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do município

Recentemente, o Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre o aumento da transmissão da febre amarela em quatro estados – São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins. A nota técnica destaca que o período sazonal da doença vai de dezembro a maio e recomenda a intensificação das ações da vigilância sanitária e de imunização.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Penedo teve em 2023 uma cobertura vacinal contra a doença de 84,67% e em 2024, dados ainda preliminares, de 79,17% até o mês de novembro, sem registro de casos de febre amarela no município.
A primeira dose da vacina contra a febre amarela é indicada para crianças a partir de 9 meses de idade, além de um reforço aos 4 anos. A pessoa com mais de cinco anos de idade que já tomou uma dose não precisará receber outra. E qualquer dúvida sobre ter recebido o imunizante ou não, o morador deve procurar uma unidade básica de saúde para ser vacinado.
“Todas as nossas unidades básicas de saúde têm a vacina contra a febre amarela. Por ser a apresentação da vacina com cinco doses por frasco, a unidade realiza a vacinação uma vez por semana, a fim de otimizar as doses e evitar perdas. Porém, a depender da procura, abrimos mais de uma vez por semana”, informa a Diretora de Epidemiológica e Imunização da SMS, Dhayanna Gabryella de Oliveira.
Dhayanna alerta que a vacina é segura e é a única forma de prevenção. O imunizante só é contraindicado para gestantes, mulheres que estejam amamentando crianças menores de 6 meses, pacientes submetidos a transplante de órgãos sólidos e com imunodeficiências primárias.
Febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves, sendo causada por um vírus transmitido por mosquitos e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre).
No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos infectados. No ciclo silvestre, os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres.
Além da vacinação, a SMS chama atenção sobre a importância de a população receber os agentes de endemias durantes ações de combate à dengue, considerando ainda que o mosquito Aedes aegypti também pode transmitir a febre amarela, mais um motivo para não deixar água parada e manter os quintais sempre limpos.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
