Programa 'Rural Legal' avança no Sertão e beneficiará 600 famílias com regularização fundiária
Meta do Governo do Estado é beneficiar 7.200 propriedades até dezembro de 2026, por meio do projeto

Para assegurar direitos aos agricultores em situação de vulnerabilidade e fomentar o desenvolvimento do campo, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) segue concentrando esforços na expansão do Programa Rural Legal.
A política pública de regularização fundiária teve seu segundo termo aditivo ao Acordo de Cooperação entre Estado, Tribunal de Justiça (TJAL) e Associação dos Notários e Registradores (Anoreg-AL) celebrado na última sexta-feira (15). Agora a iniciativa retorna ao Sertão alagoano para beneficiar pequenos produtores dos municípios de Carneiros e Senador Rui Palmeira.
A expectativa é que ao menos 600 famílias, residentes em comunidades situadas nas cidades sertanejas, sejam contempladas a partir da titulação e registro gratuito de propriedades rurais de até 50 hectares.
Com esse objetivo, uma equipe do setor de Monitoramento de Programas e Projetos do instituto, que é vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), iniciou em Carneiros, na última semana, os trabalhos que antecedem a emissão dos documentos de posse das propriedades de agricultores aptos ao benefício.
Ao fim deste processo, o destino do grupo será Senador Rui Palmeira para a realização do mesmo procedimento.
“Nossa atuação se divide em três fases: inicialmente, visitamos os assentamentos e comunidades rurais para informar que o Estado tem a intenção de promover a regularização fundiária das áreas que se enquadram nas diretrizes do Rural Legal. Em seguida, realizamos o cadastro dos pequenos produtores que pleiteiam o benefício. Por último, com as famílias devidamente identificadas, executamos o georreferenciamento dos imóveis”, explica Milton Melo, servidor que coordena a equipe designada para o serviço.

Antes de ir a campo, o corpo técnico do Iteral se reuniu com representantes das administrações locais, para discutir o planejamento das ações a serem desenvolvidas.
Por estarem integradas à iniciativa, as prefeituras municipais cumprem um papel importante, oferecendo apoio logístico à equipe composta por agrimensores, agrônomos e topógrafos.
Ao longo do primeiro semestre de 2024, a autarquia garantiu a entrega de 171 títulos de terra em eventos realizados nos municípios de Pão de Açúcar, São José da Tapera e Paulo Jacinto. Cerca de outros 4 mil títulos de propriedade, já registrados, serão destinados a pequenos produtores de outros municípios nos próximos meses.

“O Programa Rural Legal representa a porta de entrada para o desenvolvimento das comunidades camponesas e um importante instrumento de combate ao êxodo rural. Além de garantir a posse da terra, o título significa a chance de uma vida mais próspera para as famílias em situação de vulnerabilidade, à medida que abre novas oportunidades, como o acesso a crédito e políticas de incentivo à produção rural”, avalia o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva.
De acordo com o gestor, o Instituto de Terras do Estado atua para alcançar 7.200 mil famílias até dezembro de 2026, para atingir a meta estipulada pelo governador Paulo Dantas.
Últimas notícias

Prefeitura faz interdição temporária em parte da calçada atingida por desabamento de muro no Lago Goiti

Prefeita de Palmeira dos Índios busca novas parcerias com a Caixa Econômica em Maceió

Vacinação contra a meningite bacteriana é ampliada em Penedo para crianças de 12 meses

1ª Conferência Regional de Políticas para Mulheres mobiliza Penedo e fortalece vozes femininas

Filme dirigido por arapiraquense Tarcísio Ferreira traz olhar poético sobre diversidade

Governo de Alagoas abre edital para ampliar vagas de acolhimento de pessoas em situação de rua
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
