Filtro do TikTok que engorda pessoas causa revolta em usuários
O novo filtro do aplicativo simula uma versão da pessoa com peso maior e gerou polêmica entre usuários do TikTok

Um novo filtro do TikTok está causando polêmica entre os usuários. Utilizando inteligência artificial, o filtro simula uma versão mais gorda das pessoas e tem gerado críticas na plataforma.
Os vídeos mostram uma espécie de “antes e depois”: primeiro com a aparência original da pessoa e depois a versão alterada pelo filtro, que adiciona peso digitalmente.
Outros filtros que geraram polêmica no Tiktok
Filtros de beleza ideal: a polêmica em torno do Bold Glamour gerou debate sobre o impacto negativo que tais filtros podem ter na autoestima. O TikTok decidiu restringir o uso desse filtro para menores de idade.
Filtros com estereótipos raciais: alguns filtros foram acusados de perpetuar estereótipos raciais, seja através da caricatura de traços faciais ou da apropriação cultural.
Enquanto alguns internautas compartilharam os resultados de forma bem-humorada, comentando sobre a motivação para ir à academia ou dando risada da própria imagem com o filtro, outros criticaram a tendência.
“Essa tendência não é nada legal. E rir disso? Uau”, comentou um usuário do TikTok. “Tendência de ‘Meninas Malvadas'”, opinou outro.
Um terceiro lamentou: “Eu sou o filtro na vida real e não consigo expressar o quão prejudicial é ver pessoas usando esse filtro e rindo, ou demonstrando nojo da ideia de serem maiores”.
“Não consigo explicar o quão tóxica e desrespeitosa essa tendência é. Participar disso por visualizações e curtidas é uma coisa, mas as pessoas precisam parar para pensar no dano que isso pode causar!”, escreveu mais um.
Influência em transtornos alimentares
Segundo a cientista alimentar e nutricionista Emma Beckett, filtros como esse incentivam “a repetição de velhos estereótipos”. Além disso, ela pontua que isso reforça o estigma contra pessoas gordas e sugere “que ser como elas é algo a ser evitado a todo custo”.
Além disso, a profissional pontuou que tendências como essa podem aumentar o medo de engordar e influenciar diretamente no desenvolvimento de transtornos alimentares e insatisfação corporal. “Alimenta a cultura tóxica da dieta, faz com que as pessoas fiquem obcecadas por comida e exercícios de maneira nada saudável, e as torna mais vulneráveis a produtos milagrosos e modismos alimentares”, disse à BBC Internacional.
Últimas notícias

Evento Outubro Rosa movimenta Igaci com corrida, caminhada e show musical

Vítimas de acidente fatal em Arapiraca são identificadas

Semarh emite alerta para ‘Estado de Atenção’ em Alagoas devido à baixa umidade do ar

Homem com passagem pela Polícia é executado em Rio Largo

Explosão em Olinda-PE destrói oito prédios, deixa dois mortos e nove feridos

Suspeito de cometer golpes é preso em sítio de Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
