MPF busca soluções para moradia dos indígenas Pankaxuri em Palmeira dos Índios
Cerca de 11 famílias vivem atualmente desaldeadas, recebendo auxílio-moradia do município

O Ministério Público Federal (MPF) realizou, na tarde da última terça-feira (25), uma reunião com representantes do povo indígena Pankaxuri, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio das secretaria de Assistência Social, Cultura e Procuradoria-Geral do Município (PGM). Entre as lideranças indígenas presentes estava o cacique Chiquinho.
As cerca de 11 famílias vivem atualmente desaldeadas, recebendo auxílio-moradia do município. Como o aluguel social tem prazo máximo de seis meses, a reunião teve como objetivo buscar alternativas para um local provisório que possa acomodar essas famílias.
Durante o encontro, coordenado pelo procurador da República Eliabe Soares, os indígenas indicaram uma área do Bálsamo, pertencente ao Estado de Alagoas, como opção para instalação temporária da comunidade.
A localização será inspecionada no próximo dia 3 de abril pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e pela Funai, acompanhados de representantes indígenas e do MPF. Caso seja viável, a Funai construirá moradias temporárias para que as famílias possam voltar a viver em comunidade – aldeados, facilitando a promoção de políticas públicas de saúde e educação no local.
A saúde foi um dos principais temas discutidos. Os Pankaxuri enfrentam dificuldades de atendimento no polo base de saúde, devido à falta de consenso entre os povos indígenas sobre a utilização da unidade. Diante disso, foi sugerido que a Prefeitura referencie as unidades de saúde mais próximas para cada família e mobilize agentes de saúde para garantir a assistência necessária.
Outro ponto abordado foi o fortalecimento da cultura e da produção artesanal dos Pankaxuri. A Secretaria Municipal de Cultura se comprometeu a cadastrar os artesãos da etnia, providenciar a emissão de carteiras para os profissionais e incluir as lideranças na comunicação oficial sobre editais e iniciativas culturais.
O MPF segue acompanhando a situação dos Pankaxuri e reforça seu compromisso na defesa dos direitos indígenas, buscando soluções para garantir condições dignas de moradia, saúde e cultura para essa população.
Últimas notícias

Vítima fatal de desabamento de galpão no Jaraguá fazia "bico" durante folga

Antropologia Forense ganha destaque em caso de identificação humana em Alagoas

Rússia realiza maior ataque aéreo contra Ucrânia em meio a negociações para acordo de paz

Porto Real do Colégio divulga programação oficial do Forró Real 2025

Arquidiocese aciona Justiça e cobra padre por R$ 3 milhões sem prestação de contas

Colisão frontal entre carros causa vazamento de combustível e mobiliza bombeiros na Pescaria
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
