Arapiraca participa de evento internacional com case de sucesso sobre mobilidade urbana
Ciclovia do Trabalhador foi vencedora da categoria Urban Mobility, ano passado

A secretária Municipal de Governo, da Prefeitura de Arapiraca, Rosa Lira, foi uma das convidadas da edição 2025 do Smart City Expo Curitiba, que neste ano tem como temática “Transformando Cidades: Construindo Felicidade”.
Representando o município arapiraquense, Rosa Lira fez uma abordagem voltada na mobilidade do ser humano, em que as pessoas possam mover-se de forma fácil, segura e confortável, com opções de transporte que atendam a diversas necessidades, como caminhar, andar de bicicleta e o uso do transporte público durante o painel “A cidade centrada no ser humano: soluções de mobilidade priorizando as pessoas”.
“Procurei fazer um apanhado de Arapiraca do viés que as nossas ações têm tido, principalmente as ações de mobilidade urbana que a gestão do prefeito Luciano Barbosa tem implementado, com a felicidade, bem estar e com todas as políticas públicas”, explicou.
Ela esteve acompanhada da doutora em Psicologia pela Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, Minna Torppa, e do engenheiro Civil e CEO da UrbTec, Gustavo Taniguchi.
Durante a explanação, a secretária destacou o trabalho desenvolvido pela gestão nos últimos quatro anos. Em uma avaliação inicial, da necessidade de melhorias em infraestrutura para ampliar a mobilidade urbana e o bem estar das pessoas, a prefeitura conseguiu revitalizar e pavimentar mais de 500 ruas, o que corresponde 52% da necessidade de melhoria, considerando um feito inédito.
“A gente procurou demonstrar também que a mobilidade ativa vai além, a gente trabalhou enquanto gestão com outras políticas, a política de educação, de assistência e de lazer. No momento que a gente implanta a quantidade de equipamentos, de escolas e creches, que a gente espacializa isso adequadamente nos bairros e nas comunidades vulneráveis, com isso a gente também conseguiu trabalhar a mobilidade, a mobilidade mais ativa, porque nós deixamos equipamentos próximos às pessoas. Isso reduz muito o tempo de deslocamento dessas pessoas, que faz com que ela tenha mais tempo para si, mais tempo para lazer, mais tempo seja qualquer outra atividade. Então, hoje o tempo de deslocamento e estresse se a gente consegue diminuir, isso melhora a qualidade de vida e consequentemente melhora a felicidade das pessoas”.
Vale lembrar, que em 2024, Arapiraca conquistou a primeira colocação neste mesmo evento, na categoria Urban Mobility, com a Ciclovia do Trabalhador, maior obra de mobilidade urbana do Estado de Alagoas.
“A Ciclovia do Trabalhador, que foi um grande mote, pensando muito nas pessoas, foi o grande carro-chefe de mobilidade urbana, que tem sido exemplo para o Brasil todo e para o mundo, inclusive, porque foi uma ação pensada única e exclusivamente nas pessoas. Então, isso chamou muito a atenção da organização do evento, mas a gente associou isso também ao binário, o binário da Marginal Piauí, a grande quantidade de ruas de infraestrutura urbana que a prefeitura, a gestão do prefeito Luciano Barbosa tem conduzido”, destacou.
Últimas notícias

Motociclista de aplicativo se defende de acusação de golpe em Arapiraca

Paulo Dantas decreta ponto facultativo para servidores estaduais nesta sexta

Projeto quer transformar Biu de Lira em comenda na Câmara de Maceió

‘O espaço é meu por direito’, diz Caio Bebeto sobre vaga de Siderlane Mendonça

Filho de ex-prefeito de Arapiraca, Moacir Teófilo recebe ‘afago’ dos vereadores de Maceió

Projeto do Delegado Leonam que institui programa em favor de ciclistas é aprovado na ALE
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
