Cultura na Praça retorna com arrasta-pé e serviços na próxima segunda-feira (5)
Evento ocorrerá na Praça Luiz Pereira Lima

A Tenda Cultural Afrísio Acácio será palco da retomada do projeto Cultura na Praça e da abertura do circuito junino em Arapiraca. A partir das 8h30 desta segunda-feira, a cultura nordestina será exaltada na Praça Luiz Pereira Lima. O projeto é realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, e pela Associação Cultural de Tradições Nordestinas de Arapiraca (ACTNA).
O evento terá a presença de Sirano e Sirino, sanfoneiros cearenses que marcaram a história do forró e do baião. Com os sucessos “Não sou vaqueiro”; “Tô pagando, tô bebendo”; “Amor unilateral”; “Em mulher não se bate nem com uma flor”; “Valeu o boi”; “Cabra desmantelado”. Além deles, o palco que homenageia o idealizador do projeto, o mestre Afrísio Acácio, receberá artistas da terra que fazem parte da história do Cultura na Praça, que este ano completa 15 anos. São eles: Maxsuel do Acordeon, Victor Jordão, Altamiro Acácio, Forró do Xera, Severo da Mata Limpa, Trio Forró Fiando, Bastinho do Acordeon, Trio Beija Flô e Galã do Forró.
A abertura desta edição terá também a participação de Ana Clécia dos Santos Lima, cordelista de 23 anos que é bisneta do saudoso Zé do Rojão. Todo evento será transmitido pelo canal da Prefeitura de Arapiraca.

A gestão municipal tem realizado um trabalho interdisciplinar para levar cultura, alegria e serviços à população que estará na praça. As secretarias de Gestão, Saúde, Educação, Defesa Social, Obras, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Desenvolvimento Social, SMTT, Procuradoria, Controladoria e Fazenda têm trabalhado em conjunto para a realização do Cultura na Praça. “Estamos todos empenhados em realizar essa retomada do projeto que marca também a abertura do circuito junino em Arapiraca e com o apoio do Prefeito Luciano Barbosa e secretário de Gestão Yale Fernandes, vamos fazer uma festa à altura do projeto que representa a cultura nordestina no agreste que reúne vários artistas que estão aqui toda semana apresentando seu repente, seu cordel e suas músicas”, destacou a secretária Mônica Nunes.
O projeto iniciou em 2011, idealizado pelo Mestre Afrísio Acácio, com o intuito de reunir os artistas que se apresentavam na Feira Livre de Arapiraca. Em 2023, foi considerado Patrimônio Imaterial de Arapiraca, através da Lei 96/2023. Com o falecimento de Afrísio, em 2021. sua família deu continuidade ao seu projeto em parceria com a gestão municipal. O Cultura na Praça conta também com a parceria da Uneal e Coringa.
Veja também
Últimas notícias

Celso Portiolli se emociona sobre Troféu Imprensa: “Nunca imaginei”

Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças em Gaza

Homem abre fogo após encontrar jovem pelado no quarto da filha de 13 anos

Médicos atendem 795 pessoas durante show de Lady Gaga, no Rio

Tentativa de homicídio é registrada em Messias; autor é preso após confessar o crime

Fã alagoano que levou ‘bolo’ de Gaga em 2017 vai a Copacabana com pulseira do Rock in Rio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
