Unidade Móvel do Hemoal coleta sangue em Arapiraca neste sábado (10)
Ação ocorre das 8h às 16h, na sede do órgão, situada na Rua Sargento Benevides, no bairro Primavera

A Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai coletar sangue no Tiro de Guerra de Arapiraca, na Rua Sargento Benevides Montes, no bairro Primavera, neste sábado (10). O objetivo da ação, que ocorre das 8h às 16h, é manter estabilizado o estoque sanguíneo para atender a demanda de transfusões das maternidades e hospitais do estado.
Os arapiraquenses que desejarem doar sangue durante a ação externa devem seguir os pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde. Além de boa saúde, os voluntários devem ter idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos.
Com relação aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal. É importante ressaltar que todos devem estar portando os respectivos documentos oficiais e originais para comprovação.
"Ficam proibidas de doar sangue as pessoas que tenham ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação. É obrigatório que os voluntários tenham dormido, na noite anterior, pelo menos 6 horas", orienta o assistente social do Hemoal Arapiraca, Danilo Lima.
Ainda de acordo com o assistente social do Hemoal Arapiraca, aos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é de 12 meses. Já os doadores habituais que desejem repetir a doação de sangue, é necessário aguardar um intervalo mínimo de três meses, no caso das mulheres, e de dois meses, se forem homens.
Vetos
Já os candidatos à doação de sangue que tenham contraído hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids ou sífilis, ficam vetados de doar sangue. "A proibição ocorre para estes casos específicos, porque se tratam de doenças infectocontagiosas", esclarece Danilo Lima.
Últimas notícias

Alagoas e estados vizinhos se reúnem em Penedo para discutir políticas públicas para as mulheres

UBS Vila Maria passa a funcionar em novo endereço em Palmeira dos Índios

Prefeita Luísa Júlia acompanha andamento de obras da extensão da Uneal e da primeira Creche Cria de Palmeira dos Índios

Prefeitura de Penedo realiza nova vistoria técnica para investigar solo de residência que está aquecendo

Famílias dos bairros Xucurus e José Maia Costa recebem acolhimento com “Sopão Comunitário”

Grupo Fulô.A representa Penedo na maior feira de artesanato da América Latina
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
