Unidade Móvel do Hemoal coleta sangue em Arapiraca neste sábado (10)
Ação ocorre das 8h às 16h, na sede do órgão, situada na Rua Sargento Benevides, no bairro Primavera

A Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai coletar sangue no Tiro de Guerra de Arapiraca, na Rua Sargento Benevides Montes, no bairro Primavera, neste sábado (10). O objetivo da ação, que ocorre das 8h às 16h, é manter estabilizado o estoque sanguíneo para atender a demanda de transfusões das maternidades e hospitais do estado.
Os arapiraquenses que desejarem doar sangue durante a ação externa devem seguir os pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde. Além de boa saúde, os voluntários devem ter idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos.
Com relação aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal. É importante ressaltar que todos devem estar portando os respectivos documentos oficiais e originais para comprovação.
"Ficam proibidas de doar sangue as pessoas que tenham ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação. É obrigatório que os voluntários tenham dormido, na noite anterior, pelo menos 6 horas", orienta o assistente social do Hemoal Arapiraca, Danilo Lima.
Ainda de acordo com o assistente social do Hemoal Arapiraca, aos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é de 12 meses. Já os doadores habituais que desejem repetir a doação de sangue, é necessário aguardar um intervalo mínimo de três meses, no caso das mulheres, e de dois meses, se forem homens.
Vetos
Já os candidatos à doação de sangue que tenham contraído hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids ou sífilis, ficam vetados de doar sangue. "A proibição ocorre para estes casos específicos, porque se tratam de doenças infectocontagiosas", esclarece Danilo Lima.
Últimas notícias

Criança de três anos é encontrada sozinha durante a madrugada em Girau do Ponciano

Homem supostamente soterrado é procurado por 12 horas enquanto estava em uma festa

Barreira desliza após chuvas e atinge quintal de casa em Maragogi

Árvore tomba em canteiro central da AL-104; trânsito fica parcialmente obstruído

Morre neste domingo fundador e diretor da Escola Alternativa José Carmino Filho

Wesley Safadão realiza live de São João em Alagoas com Elba Ramalho, quadrilha e coco de roda
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
