Hospital de Emergência do Agreste inicia Curso sobre Humanização e Segurança do Paciente
O Curso Humanização em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde chega à quinta edição.

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), iniciou o Curso Humanização em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. A aula inaugural aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e reuniu profissionais de diversas instituições de saúde do interior de Alagoas.
Gratuito e com nove módulos
O Curso Humanização em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde chega à quinta edição. Ele tem como foco discutir os desafios atuais da assistência hospitalar, integrando inovação tecnológica e cuidado centrado nas pessoas. A programação inclui debates sobre o impacto da inteligência artificial e da robotização nos serviços de saúde.
“O curso traz uma discussão atual, uma vez que os protocolos e ferramentas de segurança são fundamentais em todas as unidades de saúde. Mas sem humanização, perdemos o sentido da assistência. Cuidar das pessoas, sejam elas pacientes e profissionais, é o que faz o serviço funcionar adequadamente”, afirmou o médico Jean Rafael, responsável técnico pelo curso.
Esclarecedora
Para a enfermeira Lilianny Costa, do Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Arapiraca, a aula inaugural foi esclarecedora. “A IA não vem para substituir, mas para somar. É uma ferramenta poderosa que pode, sim, ajudar a promover um cuidado mais qualificado e humano”, destacou. A coordenadora de enfermagem do Centro Cirúrgico do Hospital Nossa Senhora de Fátima, Ana Cláudia, também aprovou a proposta. “O NEP do Hospital de Emergência do Agreste está de parabéns. Esse tipo de curso nos motiva a seguir buscando formação contínua para oferecer uma assistência cada vez melhor aos nossos pacientes”, disse.
O enfermeiro Jean Marinho Vital, coordenador do NEP, reforça que o curso não é voltado apenas para servidores do HEA. “Queremos envolver toda a rede do interior alagoano, promovendo uma troca rica de experiências entre profissionais que compartilham os mesmos desafios”, explicou, ao destacar que mais de 100 profissionais se inscreveram. A diretora-geral do HEA, fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, ressaltou a adesão e o interesse dos participantes. “Ver o interesse dos profissionais mostra que seguem em busca de conhecimento. O NEP da nossa unidade tem um papel fundamental nessa caminhada, fortalecendo a formação e promovendo avanços na qualidade da assistência”, concluiu.
Últimas notícias

CSA empata com o Confiança na partida deste sábado (24) no Rei Péle

Padre José da Paróquia São Luiz Gonzaga em Arapiraca é localizado

Olhar da Gente: Hospital da Cidade realiza mutirão de cirurgias de catarata

Academia CAFC realiza workshop de capacitação em Primeiros Socorros, em Arapiraca

Câmera de videomonitoramento da SSP registra exato momento de desabamento de galpão no Jaraguá

Arapiraca: Padre responsável pela Paróquia São Luiz Gonzaga está desaparecido
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
