Hemoal promove coletas externas de sangue em Arapiraca e Coruripe nesta quinta (12)
Ações ocorrem simultâneamente e têm como objetivo facilitar o acesso dos candidatos à doação sanguínea

Equipes volantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promovem, nesta quinta-feira (12), duas coletas externas de sangue. Em Arapiraca, a ação vai ocorrer na Pestalozzi, situada no bairro Itapoá, das 8h às 16h; já em Coruripe, será na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), no bairro Tércio Wanderley, das 9h às 16h.
Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário seguir pré-requisitos estabelecidos em portaria emitida pelo Ministério da Saúde (MS), com base em critérios técnicos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Por esta razão, antes de realizar a doação voluntária de sangue, o candidato passa por uma triagem hematológica, onde é verificado se há ou não aptidão", frisa a diretora do Hemoal, médica hematologista Verônica Guedes.
Entre os pré-requisitos estabelecidos para doar sangue estão ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. No caso dos voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é vetada permanentemente. Com relação aos voluntários que irão repetir o procedimento, as mulheres devem ter doado pela última vez há no mínimo de três meses e os homens há dois meses.
Mais exigências
Quanto aos menores de 18 anos é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios. Vale ressaltar que os documentos devem ser originais e oficiais, sendo obrigatório que tenham foto, como a Carteira de Identidade e a Carteira de Habilitação.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, os candidatos à doação de sangue não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos, bem como, devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. Já os voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir do dia em que o procedimento foi realizado.
Últimas notícias

Adolescente fica ferido após ser atropelado por moto no bairro da Serraria

Câmara debate a importância do acesso da população ao Parque Municipal

Prefeitura de Maragogi dá início ao São João da Vila da Gente com muita cultura e animação

Caso Mônica Cristina: MP pede mudança de local do julgamento de acusado de feminicídio

Gilson Machado afirma que pediu passaporte para o pai dele e não para Mauro Cid

Polícia Civil investiga atropelamento de idoso na Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
