Prefeitura firma parceria com Ifal e oferece vagas para diversos cursos em Girau do Ponciano
As inscrições foram abertas no dia 25 de junho e seguem até o próximo dia 30

A prefeitura de Girau do Ponciano, em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), está disponibilizando 90 vagas para os cursos de Aquicultor e Agente de Desenvolvimento Cooperativista. O período de inscrições acontece nesta quarta-feira (25) e segue até o dia 30 de junho, uma ótima oportunidade para os girauenses que querem se qualificar profissionalmente ou fortalecerem seu próprio empreendimento.
Conforme o Instituto, os interessados devem procurar a sede do Centro de Educação Profissional (Cep) - localizado na Praça Luiz Cavalcante - e realizarem a inscrição do curso desejado. Vale lembrar que as oportunidades – 40 vagas para cada especialização - são gratuitas e abertas para homens e mulheres a partir dos 16 anos, que estão cursando ou já concluíram o ensino fundamental I e II.
Para garantir sua vaga, é necessário estar munido de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, comprovante de escolaridade e conta Gov.br ativa. Outro fator importante, divulgado no certame, é de que o aluno precisará de uma conta bancária com chave pix obrigatoriamente vinculada ao CPF, pois será paga uma balsa de custo de aproximadamente R$150,00.
“A bolsa é uma forma de incentivo, além de manter aluno frequentando as aulas sem nenhum problema financeiro, seja de deslocamento ou alimentação. Nós queremos que a nossa população, principalmente os jovens empreendedores da zona rural acreditem no futuro da economia através da educação e possam desenvolver suas próprias empesas”, explica a secretária de educação, Quitéria Cezar.
Os interessados serão atendidos das 8h às 12h e a divulgação dos selecionados acontece em 1° de julho e o início das aulas está previsto para a segunda semana do mês, dia 7. O curso deve ter carga horária de 190h e duração de 5 meses, encerrando o período em novembro conforme o lecionamento.
Girau garante educação e formação profissional para a população
Além dessas novas oportunidades, a prefeitura já firmou diversas parcerias com o Instituto Federal, principalmente com relação ao empreendedorismo feminino e a garantia de renda para pessoas em vulnerabilidade social.
O programa “Mulheres Mil” ofertou mais de 100 vagas para cursos de artesanatos, impulsionado o mercado e a cultura do bordado na cidade. No início desse ano, cerca de 153 girauenses foram certificadas e conquistaram a independência financeira através dos seus próprios trabalhos alavancados pelo município.
As possibilidades para jovens e adultos também seguem por meio do “Girau de Oportunidades”, que já teve quatro edições e garantiu mais de 20 cursos diferenciados, desde campos gastronômicos, a indústria e construção civil.
“Oferecer capacitação profissional e educativa, é nosso compromisso com a geração de emprego e renda de Girau. Os jovens e adultos, principalmente as mulheres chefes de família sempre terão oportunidades de se qualificarem profissionalmente e assim ajudarem no crescimento econômico da nossa cidade”, destaca o prefeito Bebeto Barros.
O gestor também ressaltou que as modalidades de cursos profissionalizantes abrangem diretamente os agricultores da zona rural, pois cursos voltados para o cooperativismo é fundamental no desenvolvimento agroecológico da região.
Últimas notícias

Acidente grave entre carro e moto é registrado em Maragogi, região Norte de Alagoas

PM flagra adolescente com drogas em Teotônio Vilela

Pai de vereador de Feira Grande fica ferido após carro capotar na rodovia AL-485

Acidente grave é registrado na noite deste domingo (29) na Avenida Durval de Góes Monteiro, em Maceió

Cadáver é achado na zona rural do município de Marechal Deodoro

Polícia Militar de Alagoas apreende mais de 6kg de entorpecentes em área de mata no bairro Chã de Bebedouro, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
