Política

Relação tumultuada com o Congresso Nacional faz Lula sentir saudades de Arthur Lira

Apesar de uma postura mais rude, o alagoano cumpria os acordos feitos entre a Câmara e o Planalto

Por Felipe Ferreira 02/07/2025 11h11 - Atualizado em 02/07/2025 11h11
Relação tumultuada com o Congresso Nacional faz Lula sentir saudades de Arthur Lira
Arthur Lira e o presidente Lula - Foto: Reprodução/Internet

A conturbada relação entre o governo Lula e o Congresso Nacional expôs um sentimento que, a priori, parece contraditório: aliados do presidente Lula com saudades do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).

Durante a passagem do alagoano pela presidência da Câmara dos Deputados, lulistas apontaram Lira como bolsonarista, inimigo do governo federal e o que há de pior da política brasileira.

Para surpresa da base governista, Hugo Motta (Republicanos), atual presidente da Câmara, tem saído pior do que seu antecessor. A derrota histórica do governo federal na última semana, quando o Congresso derrubou o decreto que elevaria o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), despertou em aliados de Lula uma espécie de nostalgia em torno do deputado federal Arthur Lira.

Vale lembrar que a última vez que um decreto presidencial foi derrubado pelo Congresso aconteceu em 1992, meses antes do impeachment do então presidente Fernando Collor.

Ao jornal O Globo, aliados do presidente disseram que Hugo Motta é mais cordial, mas não entrega nem cumpre os acordos. Lira era mais duro, mais coronel, deixava os deputados com medo, mas colocava ordem na Casa e fazia entregas.

A comparação, no entanto, desagrada o atual presidente, Hugo Motta, e o ex-presidente Arthur Lira. Articuladores da dupla apontam que ambos trabalham juntos.