Secdef retoma 3º Festival Estadual da Inclusão em Arapiraca nesta sexta-feira (18)
Atividades tinham sido canceladas por conta das chuvas de maio que castigaram regiões do estado

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) retoma o 3º Festival Estadual da Inclusão nesta sexta-feira (18). A volta das atividades será em Arapiraca, no Partage Shopping, das 13h às 17 horas. Haverá palestras, apresentações culturais feitas por artistas PcDs e a feira de empreendedorismo de famílias atípicas. O evento faz parte das ações do programa Alagoas Mais Inclusiva.
Desde maio, quando fortes chuvas castigaram o estado, o festival foi suspenso por motivo de segurança, uma vez que havia a impossibilidade de deslocamento das pessoas envolvidas na organização e das que participariam e prestigiariam o evento. A programação seguirá com a retomada das atividades também em Delmiro Gouveia, Penedo, Porto de Pedras e União dos Palmares.
Antes da paralisação, a Secdef deu início às atividades do evento no Maceió Shopping, em Mangabeira. A ação, que visa destacar o talento das pessoas com deficiência, fomentar a inclusão e a diversidade, contou com apresentações musicais, balé, roda de conversa literária e feira de empreendedorismo promovido por famílias atípicas.
Esta ação empreendedora visa expor e comercializar os produtos que os empreendedores PcD produzem, a exemplo de artesanato e culinária. Tereza Nelma ressaltou a importância do evento para promoção do protagonismo PcD.
“A feira visa mostrar que as pessoas com deficiência também são capazes de produzir arte e promover cultura, através de suas potencialidades e seus talentos na arte e na cultura. Neste evento poderemos ver apresentações musicais, de dança e contação de história, feitas por PcDs. O festival é uma verdadeira quebra de paradigmas”, destacou.

Tereza Nelma, Secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef). Foto: Ascom/Secdef
Novidades
O tema do evento “Nada sobre nós, sem arte: protagonismo e cultura inclusiva” foi escolhido tendo como base o lema inclusivo utilizado pelas pessoas com deficiência que diz: “Nada sobre nós, sem nós”. A roda de conversa inclusiva é a novidade do festival e abordará o tema “Educar para incluir, a importância da arte no processo da inclusão”. A roda de conversa contará com a participação de um escritor, empreendedor, psicólogo, assistente social.
Últimas notícias

Governo Trump revoga vistos de Alexandre de Moraes, aliados e familiares

MPAL garante condenação por homicídio motivado por dívida de drogas em Teotônio Vilela

Dupla é condenada por homicídio brutal em Anadia após atuação do MPAL

Vereador Jânio de Sabino falta por três vezes seguidas com o parecer à reunião da CCJ e trava projetos na Câmara de Novo Lino

Penedo é destaque nacional com projeto inovador de Educação em Tempo Integral

Prefeita Tia Júlia visita obras do novo Hospital Regional de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
