Cultura

Girau do Ponciano se prepara para mais uma edição da tradicional Festa do Vaqueiro

A programação contará com torneios de pega de boi no mato, cavalgada, missa, bênçãos para vaqueiros e cavalos, além de aboios, cantoria típica nordestina

Por 7Segundos com Assessoria 09/09/2025 13h01 - Atualizado em 09/09/2025 13h01
Girau do Ponciano se prepara para mais uma edição da tradicional Festa do Vaqueiro
Durante os dois dias, vaqueiros e vaqueiras da região e de outras cidades se reúnem para participar das competições e manter vivo o costume transmitido de geração em geração - Foto: Assessoria

O município de Girau do Ponciano, no Agreste alagoano, se prepara para realizar mais uma edição da Festa do Vaqueiro, evento que acontece há mais de seis décadas e já faz parte do calendário cultural da região. Neste ano, a celebração está marcada para os dias 13 e 14 de setembro, no povoado Serrote do Japão.

A programação contará com torneios de pega de boi no mato, cavalgada, missa, bênçãos para vaqueiros e cavalos, além de aboios,  cantoria típica nordestina. Também estão previstas apresentações musicais com Baby Som, Júnior e Jorge, Benjamim Batista, Kleber Vaqueiro, Luan David, Banda Nova Edição, Expresso Forronejo, Heraldo e Emanuel, Alon, Ari e Kívia Zôa.


Durante os dois dias, vaqueiros e vaqueiras da região e de outras cidades se reúnem para participar das competições e manter vivo o costume transmitido de geração em geração. A organização da festa prevê ainda a distribuição de prêmios que somam mais de R$ 160 mil para os participantes dos torneios.

O evento também abriga o Festival do Gibão, considerado o maior do estado, que tem como objetivo valorizar um dos principais símbolos da cultura sertaneja. A homenagem se estende ao vaqueiro Epitácio Rodrigues, conhecido como Yoyô do Japão, figura importante para a tradição local e lembrado como incentivador da vaquejada em Alagoas.

Segundo a Prefeitura, a festa tem apoio da gestão municipal e de parlamentares da região. A expectativa é de reunir moradores e visitantes, consolidando o festejo como um dos principais momentos de valorização da cultura popular no município.