Prefeito Luciano Barbosa atribui a Renan Filho avanço do VLT em Arapiraca
Senador fez uma visita técnica às obras do VLT nesta segunda-feira (27)
O senador e pré-candidato ao Governo de Alagoas, Renan Filho (MDB), acompanhou, na manhã desta segunda-feira (27), a visita técnica às obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Arapiraca. A agenda contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa (MDB), do ministro dos Transportes, George Santoro, e do secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.
Durante a vistoria, Luciano Barbosa agradeceu a Renan Filho por ter viabilizado o empreendimento quando comandava o Ministério dos Transportes e destacou o empenho conjunto entre o senador e o atual ministro para garantir a execução da obra. “Quero agradecer ao ex-ministro dos Transportes e hoje senador Renan Filho por não ter esquecido esse projeto. Estamos transformando um sonho em uma realidade concreta para Arapiraca”, afirmou o prefeito.
Luciano Barbosa lembrou que o projeto começou a ser estruturado ainda em sua gestão anterior, quando a Prefeitura investiu cerca de R$ 1,5 milhão na elaboração do projeto executivo. Apesar de estar pronto, o município não conseguiu recursos federais até que a proposta voltou a ser apresentada a Renan Filho, que, já como ministro, assegurou os investimentos para a implantação do VLT.
Renan Filho afirmou que o novo sistema marcará uma mudança na mobilidade urbana da cidade, conectando bairros populosos ao Centro e ao campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Será um metrô de superfície moderno, integrado aos demais modais de transporte e capaz de transformar a rotina de milhares de pessoas”, destacou.
O senador também ressaltou que a composição terá capacidade para transportar até 500 passageiros e defendeu a ampliação futura da linha para outras regiões de Arapiraca.
O projeto prevê investimento de R$ 200 milhões e, quando concluído, contará com 13 quilômetros de extensão. A primeira etapa, que contempla a revitalização de nove quilômetros da ferrovia existente, já alcançou 63% de execução. Na segunda fase, o sistema será ampliado até o campus da Ufal, no bairro Bom Sucesso.
Durante a visita, o ministro George Santoro informou que a expectativa é manter o cronograma da obra e iniciar os testes da composição em setembro, com a conclusão do trecho urbano prevista para dezembro.
Veja também
Últimas notícias
Casos de violência contra a mulher são registrados no fim de semana em Maceió
Coligação aciona Justiça após estruturas contra JHC serem espalhadas em Maceió
TRE-AL mantém Instagram de Renan Filho no ar, mas determina remoção de vídeo
Justiça suspende rádios e perfis em ação que apura favorecimento eleitoral
Iniciativas pioneiras mudam comunidades e ampliam oportunidades em Maceió
Homem é preso após agredir e ameaçar de morte mãe e irmã em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
