Prefeitura de Girau leva assistência itinerante a povoados mais distantes
Mutirão oferece Cadastro Único, Bolsa Família, BPC e outros serviços para moradores da zona rural
Moradores do Povoado Alto dos Balbinos, uma das localidades mais distantes da zona urbana de Girau do Ponciano, estão recebendo atendimento para ter acesso gratuito aos serviços oferecidos pelo município por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O mutirão reúne equipes especializadas em orientações sobre programas governamentais e tem como objetivo facilitar o acesso das famílias aos serviços, permitindo a realização de inscrições, a regularização de documentos e a inclusão de novos membros no Cadastro Único. A iniciativa é mais uma forma de ampliar as ações populares, promover cidadania e desafogar os atendimentos na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Segundo o órgão, os serviços disponíveis ao público serão distribuídos conforme os trabalhos organizados pelas equipes de cada setor. A população em situação de vulnerabilidade terá acesso a agendamentos, cadastros unipessoais, solicitação de documentação para benefícios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), cadastramento no Bolsa Família, atualização de dados e inclusão de recém-nascidos, gestantes ou menores de 6 anos no Programa Criança Alagoana (CRIA).

A ação busca mapear famílias girauenses que estão aptas a participar dos auxílios sociais garantidos pelos governos federal e estadual, contribuindo para retirar pessoas de situações de pobreza extrema e demais vulnerabilidades. O primeiro passo do projeto Assistência Itinerante, pensado para facilitar a vida do cidadão, acontece até as 12h, na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, localizado no Distrito Canafístula do Cipriano, que abrange o povoado.
“O projeto está sendo elaborado para chegar a quem mais precisa dos serviços sociais, do acompanhamento assistencial e dos benefícios ofertados pela Prefeitura, em parceria com os governos do Estado e do país. É também um momento de tirar dúvidas, entender como os programas atuam e quem está apto a ser atendido, além de auxiliar no cruzamento de dados das famílias que não estão conseguindo ir até a cidade para ter acesso aos seus direitos”, explica a secretária responsável pela pasta, Líria Ferreira.
A expectativa é de que pelo menos 125 pessoas compareçam ao mutirão, que, posteriormente, também atenderá outras localidades distantes. A partir da próxima semana, a Prefeitura informou que os trabalhos serão levados para os povoados Balanças e Santa Izabel, além de seguir um cronograma para as demais regiões até o fim do mês.
O órgão ressalta que a atualização de dados, a inclusão de familiares e as demais ações garantem o acesso a direitos, como descontos nas contas de água e energia elétrica, por meio da Tarifa Social, repasses de renda e ingresso no programa Gás do Povo. É importante que os interessados compareçam com documentos pessoais — e dos parentes que desejam incluir nos cadastros —, comprovante de residência recente, registro de nascimento e título de eleitor para adultos e adolescentes, caso tenham.

Veja também
Últimas notícias
Casa do Autista celebra chegada de outubro com ação de prevenção ao câncer de mama
Prefeitura de Maceió oferece curso gratuito de auxiliar de cozinha
Zema declara apoio a Flávio no segundo turno: 'não vou me omitir nem ficar em cima do muro'
Michel Temer declara apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
Prazo para sacar dinheiro das bets termina nesta segunda-feira (5)
Cerca de 100 estudantes da rede municipal vivenciam dia de lazer em parque aquático
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
