Fraude eleitoral tira vereador e garante Titinho Militão em Porto Real do Colégio
Justiça anulou os votos da legenda após identificar candidaturas femininas fictícias nas eleições municipais de 2024
A Câmara Municipal de Porto Real do Colégio terá uma mudança imediata em sua composição. Titinho Militão (MDB) foi diplomado pela Justiça Eleitoral nesta sexta-feira (11) e deverá assumir o mandato que estava com Ricardo do Zé Alagoano (PSB).
A substituição é resultado da anulação de todos os votos recebidos pelo PSB na eleição proporcional de 2024. A medida foi aplicada depois que a Justiça reconheceu que o partido fraudou a cota mínima de candidaturas femininas.
Com os votos do PSB retirados da totalização, os quocientes eleitoral e partidário precisaram ser calculados novamente. O novo resultado transferiu a cadeira para Tibúrcio Militão Júnior, o Titinho Militão.
A 37ª Zona Eleitoral emitiu o diploma do novo parlamentar e comunicou oficialmente à Câmara de Porto Real do Colégio que a posse deve ocorrer de maneira imediata.
Candidaturas sem campanha efetiva
A investigação analisou as candidaturas de Cícera Mirely Gomes Silva e Maria de Fátima Oliveira Dias. Conforme a decisão, elas teriam sido incluídas na chapa apenas para permitir que o PSB alcançasse o percentual de mulheres exigido pela legislação eleitoral.
As duas candidatas receberam seis e sete votos. A baixa votação foi considerada em conjunto com outros elementos, como a falta de atos individuais de campanha, semelhanças entre as prestações de contas e pagamentos realizados somente depois da eleição.
Diante das provas, a Justiça concluiu que as candidaturas não tiveram participação efetiva na disputa eleitoral. A irregularidade provocou a cassação do registro da chapa, atingindo o vereador eleito e os suplentes do partido.
A defesa dos investigados recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), mas não conseguiu reverter a sentença. O recurso foi rejeitado por unanimidade pelos integrantes da Corte.
Relator do caso, o desembargador eleitoral Klever Rêgo Loureiro entendeu que o conjunto de indícios comprovou a utilização de candidaturas fictícias para o cumprimento formal da cota de gênero.
Após a confirmação da sentença pelo TRE-AL, a Justiça Eleitoral realizou a nova contagem dos votos e determinou a alteração na Câmara Municipal.
Veja também
Últimas notícias
Rafael Brito celebra vitória de Lula e a garantia de investimentos na educação do país
Semana Estadual do Livro e Bibliotecas reúne programação cultural em Alagoas
HGE participa do diagnóstico e tratamento de criança de dois anos com pancreatite
Aplicativo do Programa Saúde Até Você Digital alcança mais de 140 mil consultas
Thiago Prado diz que liberar comércio na orla prejudicaria ambulantes antigos
Hemoal faz coleta de sangue e cadastro de medula óssea em centro universitário
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
