Corridas de barcos e canoas movimentam o Velho Chico durante campeonato em Traipu
Segunda etapa do campeonato reuniu competidores entre sexta-feira (25) e domingo (27); próxima disputa está prevista para o fim de outubro
Dezenas de barcos e canoas participaram, no último fim de semana, da segunda etapa do 5º Campeonato de Barcos e Canoas de Traipu. As provas foram realizadas entre a sexta-feira (25) e o domingo (27), com disputas divididas por categorias e etapas acumulativas e classificatórias para a premiação dos melhores colocados ao fim da temporada.
As embarcações largaram em frente ao Povoado Borda da Mata e seguiram pelo Rio São Francisco. Na sexta-feira (25), a disputa foi entre barcos de uma vela. No sábado (26), foi a vez dos barcos de duas velas, enquanto o domingo (27) foi dedicado às competições de canoas.
Para o prefeito Lucas Santos, o incentivo ao esporte e à realização de eventos náuticos contribui para manter viva uma tradição do município, além de fortalecer a integração entre esporte, cultura e lazer.
“Além de ser uma das competições mais bonitas e encantadoras, as corridas atraem muitos turistas, fomentando o turismo e a economia local”, destacou.
Cada embarcação participante conta com uma equipe própria e percorre uma distância previamente estabelecida a partir do ponto de largada. A primeira etapa do campeonato foi realizada em agosto, e a próxima está prevista para ocorrer no fim de outubro.
De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Damião Soares, a terceira etapa será realizada entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro. A última etapa está prevista para dezembro, quando também serão realizadas as premiações e o encerramento da temporada 2026.
“É a última etapa do campeonato e está marcada para dezembro, quando iremos realizar as premiações e encerrar a temporada 2026”, afirmou o secretário.
Realizadas ao longo do ano, as corridas de barcos e canoas ajudam a manter viva uma tradição que atravessa gerações em Traipu. No Velho Chico, as embarcações cortam as águas em uma disputa que reúne força, habilidade e velocidade, transformando o rio em cenário para um espetáculo que também celebra a cultura e a relação do povo traipuense com o São Francisco.
Confira a classificação da segunda etapa:
Barcos
Mercenário
O Grande Mestre
Eclipse
Invisível
O Cobra
Rai
Dragões
Apocalipse
Aluísio Neto
Cainá
Canoas
Dominiqui
Limonta
Mercenária
Geórgia
Antonela
Creuzinha
Primeira Dama
Aureliana
Brisa
Madona

Veja também
Últimas notícias
Defesa Civil de Maceió recomenda retirada de árvores em áreas de risco
Jacaré dos Homens tem situação de emergência reconhecida devido à estiagem
Condutor envolvido em acidente com diversos veículos no Jaraguá é solto
Inmet alerta para baixa umidade em 35 cidades do interior de Alagoas
DMTT Maceió unifica atendimento telefônico à população no Disque 118
Jovem de 18 anos é encontrado morto a tiros em Joaquim Gomes
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
