Brasil

Em áudio, Daniel Vorcaro descreve reação de investigador da PGR ao ouvir sobre Lula

Defesa do banqueiro diz que ele 'possui informações personalíssimas e relevantes para o caso e segue disponível para contribuir com as autoridades'

Por 7Segundos, com Veja 09/10/2026 17h05 - Atualizado em 09/10/2026 17h05
Em áudio, Daniel Vorcaro descreve reação de investigador da PGR ao ouvir sobre Lula
Daniel Vorcaro está preso no Complexo da Papuda, em Brasília - Foto: Reprodução / TV Lide

Um novo trecho de uma gravação atribuída ao banqueiro Daniel Vorcaro, divulgado pela revista VEJA, relata a reação que ele atribui a Ubiratan, auxiliar do procurador-geral da República, Paulo Gonet, ao ouvir informações sobre o Instituto Lula durante uma reunião relacionada à tentativa de delação premiada do ex-banqueiro.

No áudio, Vorcaro afirma que, ao apresentar as informações por meio de seus advogados à Procuradoria-Geral da República (PGR), ouviu de Ubiratan um questionamento sobre a existência de provas para sustentar as acusações.

“Pelo amor de Deus, cê não tem nada disso aqui não”, teria dito o auxiliar, segundo o relato de Vorcaro. Na sequência, o banqueiro afirma que a possibilidade de comprovar supostos pagamentos em dinheiro vivo teria sido levantada como argumento para retirar o conteúdo da proposta de colaboração.

O trecho faz parte de uma gravação que, segundo a publicação, registra relatos sobre as tratativas para uma possível delação premiada. As informações mencionadas no áudio são atribuídas a Vorcaro e não representam, por si só, comprovação das acusações.

Em posicionamento citado pela VEJA, a Procuradoria-Geral da República afirmou que as propostas de colaboração foram apresentadas pela defesa e recebidas sem recusas prévias.

A Polícia Federal, por sua vez, declarou que Vorcaro não prestou depoimento com o teor descrito na reportagem.