Futebol Alagoano

FAF anuncia grupos da Copa Alagoas e formato do Campeonato Alagoano

Copa Alagoas será estendida e estadual terá apenas 8 clubes

Por 7 Segundos 18/11/2021 09h09
FAF anuncia grupos da Copa Alagoas e formato do Campeonato Alagoano
Conselho Arbitral do Alagoano 2022 - Foto: Reprodução / Youtube

Na última quarta-feira, a Federação Alagoana de Futebol realizou o Conselho Arbitral do Campeonato Alagoano de 2022. Além de definir o regulamento da competição, a reunião também anunciou os grupos que irão disputar a Copa Alagoas de 2022, competição que será estendida ao longo do Calendário do futebol local.

Campeonato Alagoano

Em 2022, o Campeonato Alagoano terá uma redução no número de participantes. De 9, a competição volta para 8 clubes disputando o título estadual. O Alagoano está previsto para começar no dia 19 de janeiro e vai até 2 de abril. Os participantes são: ASA, CRB, CSA, CSE, Desportivo Aliança, Jaciobá, Murici e Cruzeiro de Arapiraca, campeão da Segunda Divisão neste ano. 

O regulamento, no entanto, será o mesmo das últimas temporadas: fase de grupos com todos se enfrentando em partidas só de ida. O último colocado será rebaixado. 

Os 4 melhores disputam as semifinais, em cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º), com o primeiro e segundo colocados jogando a segunda partida em casa. Diferentemente dos anos anteriores, não há vantagem de empate na soma dos dois resultados. Em caso de igualdade, a vaga na decisão será definida nos pênaltis. A final será disputada em duas partidas, com a última partida com mando do tive que possuir a melhor campanha da competição no geral.

Copa Alagoas

Durante o Arbitral do Alagoano, foram sorteados os grupos da Copa Alagoas 2022. No grupo A, ficaram os seguintes clubes: Aliança, ASA, Coruripe, CSA, Dimensão Saúde, Jaciobá, Miguelense e Zumbi. O grupo B ficou composto pelos seguintes times: Agrimaq, CEO, CSE, CRB, Cruzeiro, Dínamo, FF Sports e Murici.

O campeonato terá início no dia 9 de janeiro, com os times do grupo A enfrentando os do grupo B em confrontos únicos. Os quatro primeiros de cada grupo se classificam para a fase de mata-mata. O campeão garante vaga na Série D e disputará uma vaga na Copa do Brasil contra o 3º colocado do Alagoano.