Seca é extrema e excepcional em todo território alagoano, aponta relatório

A seca em Alagoas chegou à situação excepcional em duas regiões do estado: no Sertão e no Agreste, mas também em situação extrema no Litoral, atingindo um nível de estiagem preocupante em todo o estado alagoano. É o que aponta o relatório do Monitor de Secas do Nordeste do Brasil, elaborado em fevereiro deste ano.
Segundo o relatório, Alagoas não teve modificação no grau de severidade da seca, que permanece intensa. O mapa classificou a situação alagoana de estiagem em dois níveis: Extrema (S3), segundo índice mais severo, em que a seca é a curto e médio prazo, e Excepcional (S4), nível mais intenso, em que a seca é a longo prazo, com mais de 12 meses de estiagem.
A seca de longo prazo "impacta significativamente o nível dos reservatórios, restringe severamente o consumo de água para o ser humanos, reduz as pastagens em grandes proporções, causa impacto econômico e sociais severos e, geralmente, gera o decreto de situação de emergência", conforme explica o meteorologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarth), do Estado, Vinícius Pinho.
Já a de curto ou médio prazo há pouca produtividade nas pastagens, restrição severa ao consumo de água para animais e irrigação e redução nos níveis de rios e reservatórios.
O impacto da seca em Alagoas passou de curto prazo em todo o estado para curto e longo prazo, devido ao nível de estiagem também nas regiões da Zona da Mata e do Litoral.
Segundo o Monitor de Secas, historicamente, o mês de janeiro é um período de poucas chuvas em Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Pernambuco. Ao contrário do Maranhão, Piauí e parte da Bahia, onde apresentam maiores níveis de chuvas.
Por isso, o mês de janeiro deste ano não foi diferente. Alagoas, assim como os estados menos chuvosos neste mês, apresentaram um nível de chuva inferior a 25 mm, considerado muito baixo.
“As chuvas desse período estiveram associadas a Zona de Convergência Intertropical, por isso os maiores volumes ficaram concentrados nas áreas mais ao norte da região Nordeste”, explica o relatório. Exemplos são os estados do Maranhão e Piauí.
Confira relatório completo aqui.
Segundo a Defesa Civil de Alagoas, em reportagem a Tv Ponta Verde, a quadra chuvosa no estado começa em abril a maio, mas tende a se realizar em um curto período de tempo. A previsão é de que em setembro, a estiagem volte a castigar o estado em um nível mais intenso.
O meteorologista da Semarth também confirma a previsão. "Infelizmente não há previsão de chuvas significativas para o estado de Alagoas nos próximos dias. Com relação a tendência climática, também não é nada animadora. Nossa expectativa é que tenhamos chuvas abaixo da normalidade pelo menos até meados de abril, o que pode agravar ainda mais a seca em Alagoas", afirma.
Pesquisadores preveem agravamento da seca no Nordeste entre fevereiro e abril
No último dia 21 de fevereiro, o governo do estado de Alagoas decretou situação de emergência em mais da metade do total de municípios alagoanos, 77 por 180 dias. Esta é considerada a pior seca já registrada em 50 anos em Alagoas.
Em busca de água na seca, macacos-prego se aproximam de cidades no agreste alagoano
Segundo a Secretaria do Estado do Meio Ambiente, programas para minimizar os efeitos da seca estão sendo promovidos, como a perfuração de poços no semiárido, recuperação de nascentes e a o transporte de carros-pipa pela Defesa Civil Estadual e o Exército Brasileiro, para distribuir agua nas regiões mais críticas.
Municípios classificados com seca extrema de acordo com Monitor da Semarth:
Municípios classificados com Seca Excepcional de acordo com Monitor da Semarth:
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura faz interdição temporária em parte da calçada atingida por desabamento de muro no Lago Goiti

Prefeita de Palmeira dos Índios busca novas parcerias com a Caixa Econômica em Maceió

Vacinação contra a meningite bacteriana é ampliada em Penedo para crianças de 12 meses

1ª Conferência Regional de Políticas para Mulheres mobiliza Penedo e fortalece vozes femininas

Filme dirigido por arapiraquense Tarcísio Ferreira traz olhar poético sobre diversidade

Governo de Alagoas abre edital para ampliar vagas de acolhimento de pessoas em situação de rua
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
