Polícia

PF deflagra nova ação contra lavagem de dinheiro de facção em AL; carros e jestki são apreendidos

Agentes fizeram buscas em Alagoas, Bahia e Paraíba; ao todo, foram cumpridos 23 mandados de prisão

Por Gabriel Amorim* 10/10/2024 09h09 - Atualizado em 10/10/2024 09h09
PF deflagra nova ação contra lavagem de dinheiro de facção em AL; carros e jestki são apreendidos
Os agentes fizeram buscas em Alagoas, Bahia e Paraíba - Foto: Polícia Federal / DIvulgação

A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (10) a segunda fase da Operação Blefe para desarticular uma facção criminosa e identificar novas pessoas envolvidas em lavagem de dinheiro. O líder da organização reside em Maceió.

Os agentes fizeram buscas em Alagoas, Bahia e Paraíba. Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão, além do sequestro de cinco veículos (não divulgados) e de um jetski.

Segundo a Polícia Federal, todos os bens pertencem aos investigados e teriam sido adquiridos com o dinheiro do tráfico de drogas.

Na primeira fase da operação, a PF investigou integrantes da facção criminosa, que domina o tráfico de drogas no oeste baiano e teriam residência fixa em Maceió, utilizando de falsas identidades para ficar fora do radar da Justiça e adquirir bens. Na época, um Porsche foi apreendido em um condomínio, na Jatiúca, onde houve uma troca de tiros que vitimou um dos investigados.

Após novas investigações, foram identificados novos suspeitos em João Pessoa, na Paraíba, e Bom Jesus da Lagoa, na Bahia. Ainda segundo a PF, o lucro do tráfico de drogas chegava até o líder da facção, em Maceió, através de contas de mulheres baianas e paraibanas, que teriam envolvimento com traficantes e homicidas.

Os mandados foram emitidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Caso haja condenação por todos os crimes investigados, os suspeitos podem pegar mais de 20 anos de prisão.

*Estagiário sob supervisão