[Vídeo] Alagoana relata momentos de caos em Portugal após apagão em países da Europa
A falta de energia está afetando diversos países da Europa
Hadassa Araújo Monteiro, de 19 anos, é uma alagoana que vive em Portugal há cerca de três anos desde que se mudou com os pais e o irmão mais velho. A jovem universitária falou ao Portal 7Segundos sobre o pânico e a confusão no país por causa do apagão que ocorreu na manhã desta segunda-feira (28) e está causando caos na Europa.
Segundo Hadassa, ela estava no Instituto Politécnico de Setúbal, na região metropolitana de Lisboa, quando o apagão ocorreu. De primeira, ela pensou ser uma queda de energia comum, mas logo recebeu mensagens e ligações dos pais para checar se ela estava bem devido ao ocorrido. Como a faculdade não tinha gerador e suas aulas haviam acabado, Hadassa se dirigiu com suas amigas até o fórum da cidade, que estava com um supermercado e praça de alimentação em funcionamento por conta do gerador no local.
“Estão todos bem desesperados, principalmente porque estão dizendo que a água vai acabar”, afirmou a jovem ao contar sobre o pânico dentro do supermercado. Imagens compartilhadas por ela mostram clientes enchendo carrinhos com garrafas de água e causando grande congestionamento nos caixas, cuja fila chegou a se estender até a saída do estabelecimento.
A falta de energia está afetando diversos pontos e serviços na cidade. Hadassa disse que estava tendo problemas com o sinal de telefone e que a empresa em que sua mãe trabalha está parada por não ter eletricidade.
O apagão, que foi registrado às 11h30 do horário de Lisboa, envolveu cortes em diversas áreas da Península Ibérica e afetou principalmente Portugal e Espanha. Serviços como trens, metrôs e aviões sofreram interrupções em suas linhas. A operadora elétrica espanhola afirmou que a energia pode retornar ao normal em cerca de seis a dez horas.
A Redes Energéticas Nacionais (REN), operadora elétrica de Portugal, informou que a queda de energia foi causada por um fenômeno atmosférico raro que danificou sistemas da Espanha e afetou também os arredores. Segundo a REN, a rede elétrica pode demorar uma semana para ser reparada, porém o primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, afirmou que a expectativa é que o problema seja resolvido hoje.
Últimas notícias
Estudantes da rede estadual participam de maratona de inovação para mulheres
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
Marechal Deodoro receberá 950 unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida
Alcolumbre: É ofensivo insinuar que cargos resolvem aprovação de Messias
Motorista sofre AVC enquanto dirige e é salvo por policiais militares na BR-104
Papagaios Chauás serão transferidos para reserva ambiental do Rio Niquim
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
