Cabo Bebeto propõe audiência pública para tratar convivência segura com cães de grande porte
Cabo Bebeto também comentou o Projeto de Lei nº 913/2024, de sua autoria, que regulamenta a posse de cães das raças American Pit Bull Terrier

Após o ataque envolvendo um cão da raça Pitbull que resultou na morte de outro animal nesta segunda-feira (23), em Maceió, o deputado estadual Cabo Bebeto (PL) anunciou a realização de uma audiência pública para debater a posse e circulação de cães considerados de raça potencialmente agressiva. A proposta tem como objetivo discutir o tema de forma democrática, ouvindo tutores, veterinários, vítimas de ataques e demais interessados.
O parlamentar destacou que o episódio reforça a necessidade de um debate mais amplo sobre segurança pública relacionada a animais domésticos e defendeu a importância da participação popular. A audiência, segundo ele, está em fase de agendamento e a data será divulgada assim que confirmada pela Assembleia Legislativa de Alagoas.
Cabo Bebeto também comentou o Projeto de Lei nº 913/2024, de sua autoria, que regulamenta a posse de cães das raças American Pit Bull Terrier, Fila Brasileiro, Rottweiler, Dobermann, Bull Terrier, Dogo Argentino, entre outras. A proposta prevê exigências rigorosas, como uso obrigatório de guia curta e focinheira em vias públicas, comprovação de adestramento dos animais, vacinação atualizada e capacitação dos tutores.
“Já tivemos em Alagoas ataques a crianças e agora, novamente, a outros animais. A culpa acaba sendo atribuída à raça ou ao tutor, por isso precisamos de regras mais claras”, disse o deputado. Ele reforçou que o projeto também estabelece aplicação de multas severas em caso de descumprimento das normas.
Segundo o parlamentar, a decisão de ampliar o debate por meio da audiência pública foi motivada por sugestões de tutores e profissionais da área veterinária, com o intuito de aprimorar o texto do projeto de lei. “Queremos garantir segurança para todos e respeitar os direitos dos animais e dos tutores. Com a colaboração da sociedade, podemos encontrar um equilíbrio”, afirmou.
A audiência pública será aberta à população, especialmente a criadores, profissionais da saúde animal e vítimas de episódios envolvendo ataques. Cabo Bebeto espera que o evento sirva como base para ajustes e melhorias no projeto de lei em tramitação.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara derruba aumento do IOF; Senado ainda votará

Festejar com respeito: deputado Leonam propõe reflexão sobre fogos com estampido

Alfredo Gaspar vota contra aumento do IOF e Câmara derruba imposto que penalizava o cidadão

São João de Igaci começa em grande estilo com quadrilhas, shows e muita animação

Uma pessoa morreu afogada em lagoa localizada em assentamento no município de Girau do Ponciano
Trabalhador se fere na retirada de ônibus que caiu em ribanceira na Serra da Barriga, em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
