Lobão reivindica ‘paternidade’ da lei que permite o uso da cannabis medicinal em AL
Ronaldo Medeiros disse que a lei é de sua autoria, mas o ex-deputado contesta a fala do petista

A autoria da lei que permite o uso da cannabis medicinal pelo SUS em Alagoas, regulamentada nesta semana pelo governador Paulo Dantas (MDB), gerou um mal-estar entre o ex-deputado Lobão (MDB) e o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT).
Após uma publicação feita pelo petista, comemorando a regulamentação e assumindo a autoria da lei, Lobão veio a público, através de um vídeo em seu perfil no Instagram, reivindicar a paternidade da matéria.
“A lei de minha autoria foi regulamentada pelo governador Paulo Dantas. Só queria a oportunidade de esclarecer que o deputado Ronaldo Medeiros cita, em sua publicação, que a lei é dele e que me colocou. Está tudo errado. Isso aí não existe”, disse o ex-parlamentar.
Lobão disse que ele, na verdade, convidou o petista para subscrever o então projeto de lei. “Convidei o deputado Ronaldo Medeiros para subscrever. Essa é a verdade. Aqui não é o DNA do Programa do Ratinho, mas essa paternidade é do Lobão. Tem um ‘L’ aí no DNA. Tenho vários projetos copiados, mas esse eu faço questão de defender essa paternidade”, declarou.
Tratado como personagem “folclórico” na política alagoana, Lobão revelou que a autoria do projeto da cannabis medicinal custou sua paz e que as pessoas o tratavam diferente nas ruas.
“Me custou a paz, fui incompreendido, nas ruas as pessoas me viam diferente, e ninguém entendia que o que eu estava defendendo lá atrás era para aliviar a dor do povo agora, em 2025”, afirmou.
Regulamentação da lei
De acordo com o decreto publicado na última terça-feira (1), os pacientes que tiverem prescrição médica para uso de cannabis medicinal poderão solicitar o fornecimento gratuito dos produtos por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Para isso, será necessário apresentar receita médica, laudo que comprove o diagnóstico da doença e documentos pessoais do paciente e do responsável legal, quando for o caso.
O decreto prevê que a Sesau elabore um protocolo clínico para orientar os profissionais de saúde quanto às indicações terapêuticas do uso da cannabis medicinal. A regulação ainda inclui ações educativas e de conscientização sobre os benefícios e riscos do tratamento.
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
