Peixes-boi são soltos em rio de Porto de Pedras
Ação ocorreu em Tatuamunha
Luiz Gonzaga, Tupã e Telinha esses três peixes-boi foram soltos no Rio Tatuamunha, no município de Porto de Pedras, na região Norte de Alagoas. Os mamíferos foram reintroduzidos na natureza na última quarta-feira (23) na cidade litorânea.
A soltura é uma das estratégias mais importantes para conservação de uma das espécies de mamífero aquático mais ameaçada de extinção do Brasil. A atividade faz parte das ações do Programa Peixe-boi Marinho executado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, com parceria da Fundação SOS Mata Atlântica e Fundação Toyota do Brasil.
O município de Porto de Pedras é atualmente o único local de soltura de peixe-boi em atividade no Brasil. Os animais estavam sendo monitorados no Santuário do Peixe-Boi. Eles estavam passando por um processo de readaptação às condições do habitat natural.
O chefe do ICMBio da Costa dos Corais, Iran Normande, fez parte da ação junto com biólogos. Luiz Gonzaga, Tupã e Telinha viveram no Santuário do Peixe-Boi, onde receberam todo o tratamento necessário para então serem reintroduzidos ao seu habitat natural e agora vivem no Rio Tatuamunha.
Saiba mais sobre os três peixes que foram soltos:
Luiz Gonzaga
Macho jovem com 6 anos e 6 meses de idade, nasceu em cativeiro, filho de Xuxa e com pai desconhecido. Foi transferido do CEPENE/Itamaracá em setembro de 2017 e desde então encontra-se no recinto de aclimatação no rio Tatuamunha. A mais de um mês LG vem sendo alimentado apenas com item natural (capim-canela) e monitorado diariamente para avaliação de seu comportamento alimentar. No início de dezembro/18 foi colocado o cinto para adaptação e isolamento dos outros peixes-bois que não serão soltos. Atualmente LG encontra-se com cerca de 400kg e 2.91 metros de comprimento, e será liberado com transmissor satelital e via rádio VHF para monitoramento pós soltura, desta forma podemos avaliar a adaptação do animal ao ambiente natural
Telinha
Encalhou ainda filhote no município de Areia Branca/RN no dia 15 de outubro de 2007. No dia seguinte o animal foi transferido para a base avançada do CEPENE/ICMBio onde permaneceu até abril de 2011 quando foi transferida para Porto de Pedras. Após período de adaptação a condições ambientais no rio Tatuamunha, foi liberada em 10 de março de 2012 munida de equipamento de rádio telemetria. Telinha já foi recapturada outras vezes sempre com problemas clínicos e é um animal que apresenta comportamento de dependência ao rio, pouco explorando áreas marinhas. Em 2017 apresentou comportamento estranho e foi mais uma vez colocada em observação clínica. Telinha será devolvida ao ambiente natural com equipamento de marcação por rádio VHF; atualmente está com 275kg e 2.50 metros de comprimento.
Tupã
Animal encalhou recém-nascido na praia de Sucatinga no Ceará em janeiro de 2005, foi resgatado e transferido para o CEPENE/ICMBio no mesmo mês. Permaneceu em reabilitação até transferência para Porto de Pedras em abril de 2011. Foi reintroduzido em março de 2012, sendo monitorado por telemetria. A muito tempo a equipe não tinha notícias de Tupã, até que em setembro de 2017 foi avistado no Porto do Suape (PE). Em 05 de outubro um morador local avisou que o animal estava com um ferimento na cabeça. As equipes se mobilizaram e no dia 11/10 Tupã foi resgatado e transferido para Porto de Pedras já que estava com um profundo corte na cabeça. Desde então o animal vem recebendo tratamento clínico diário, o ferimento cicatrizou por completo e Tupã está pronto para voltar ao seu ambiente natural.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
