Educação

Aulas presenciais voltam em Japaratinga com rigoroso protocolo sanitário

Estudo hibrido começou nesta segunda-feira na cidade litorânea

Por Maurício Silva 19/07/2021 11h11 - Atualizado em 19/07/2021 11h11
Aulas presenciais voltam em Japaratinga com rigoroso protocolo sanitário
Aulas presenciais voltam em Japaratinga com rigoroso protocolo sanitário - Foto: Isac Silva/7Segundos

As aulas presenciais no município de Japaratinga retornaram com um rigoroso protocolo sanitário de prevenção a covid-19 adotado pela Secretaria Municipal de Educação. O estudo hibrido começou nesta segunda-feira (19) com 50% de capacidade de presença de alunos. Toda a Rede Municipal de Ensino está de volta após mais de um ano com estudos presenciais suspensos por conta da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a secretária de Educação, Maria José Pereira dos Santos “Professora Zeza”, a cada semana metade dos alunos vai para a escola e a outra metade participa de forma remota, em casa. Os profissionais da pasta já receberam ao menos uma dose da vacina contra a covid-19.

Aulas presenciais voltam em Japaratinga com rigoroso protocolo sanitário. Foto: Isac Silva


A professora Joseane Nogueira dos Santos, de 45 anos de idade, atua na área há 24 anos, e estava com saudade de voltar para a sala de aula. “A gente estava ansiosa para voltar. É uma novidade para a gente. A gente nunca passou por uma pandemia... Eu não estava me sentindo muito bem em casa porque quando a gente trabalha, temos aquela rotina nas escolas todos os dias, não estava me sentido a vontade. Mas agora a gente voltou e vamos continuar”, contou.

Joseane Nogueira dos Santos se disse pronta para o novo desafio. “Tudo novo: um desafio. Mas como professora a gente tem que superar os desafios e se adaptar. Adaptar a nova forma de ensino, que daqui pra frente vai ser assim”, frisou que ela ensina na Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva.

Todas escolas da Rede Municipal retornaram com estudos presenciais. Foto: Assessoria


A pequena Anabele Victoria Silva do Nascimento, de oito anos, ficou muito feliz ao voltar para a sala de aula. “Eu estava com muitas saudades da professora. Também queria saber como são meus colegas, se eles são legais e também queria muito estudar. Gostei muito da minha professora”, disse ela, que comentou que estava muito cansada de tanto ficar em casa.

Aulas presenciais voltam em Japaratinga com rigoroso protocolo sanitário. Foto: Isac Silva


A secretária Zeza disse que as turmas foram reduzidas em 50% e o horário também foi diminuído: são 40 minutos, totalizando 3 horas e 20 minutos, sendo 3 horas de aula e 20 minutos de intervalo. O protocolo sanitário foi elaborado junto ao Estado e adaptado ao município.

Com apuração de Isac Silva*