Aulas presenciais voltam em Japaratinga com rigoroso protocolo sanitário
Estudo hibrido começou nesta segunda-feira na cidade litorânea

As aulas presenciais no município de Japaratinga retornaram com um rigoroso protocolo sanitário de prevenção a covid-19 adotado pela Secretaria Municipal de Educação. O estudo hibrido começou nesta segunda-feira (19) com 50% de capacidade de presença de alunos. Toda a Rede Municipal de Ensino está de volta após mais de um ano com estudos presenciais suspensos por conta da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a secretária de Educação, Maria José Pereira dos Santos “Professora Zeza”, a cada semana metade dos alunos vai para a escola e a outra metade participa de forma remota, em casa. Os profissionais da pasta já receberam ao menos uma dose da vacina contra a covid-19.

A professora Joseane Nogueira dos Santos, de 45 anos de idade, atua na área há 24 anos, e estava com saudade de voltar para a sala de aula. “A gente estava ansiosa para voltar. É uma novidade para a gente. A gente nunca passou por uma pandemia... Eu não estava me sentindo muito bem em casa porque quando a gente trabalha, temos aquela rotina nas escolas todos os dias, não estava me sentido a vontade. Mas agora a gente voltou e vamos continuar”, contou.
Joseane Nogueira dos Santos se disse pronta para o novo desafio. “Tudo novo: um desafio. Mas como professora a gente tem que superar os desafios e se adaptar. Adaptar a nova forma de ensino, que daqui pra frente vai ser assim”, frisou que ela ensina na Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva.

A pequena Anabele Victoria Silva do Nascimento, de oito anos, ficou muito feliz ao voltar para a sala de aula. “Eu estava com muitas saudades da professora. Também queria saber como são meus colegas, se eles são legais e também queria muito estudar. Gostei muito da minha professora”, disse ela, que comentou que estava muito cansada de tanto ficar em casa.

A secretária Zeza disse que as turmas foram reduzidas em 50% e o horário também foi diminuído: são 40 minutos, totalizando 3 horas e 20 minutos, sendo 3 horas de aula e 20 minutos de intervalo. O protocolo sanitário foi elaborado junto ao Estado e adaptado ao município.
Com apuração de Isac Silva*
Veja também
Últimas notícias

Homem é flagrado com pinos de cocaína em bar de Porto Calvo

Na Ilha do Ferro, FPI do Rio São Francisco constata melhoria na qualidade da água para consumo humano

Influenciador Hytalo Santos e marido são transferidos para a Paraíba

Alagoas registra mais de três mil empregos com carteira assinada em julho

Proprietários de clínica de reabilitação são indiciados por maus-tratos e estupro de vulnerável

Faustão recebe alta do hospital após transplantes: 'Bem clinicamente', diz boletim
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
