Política

Pesquisa aponta aprovação de 84% do prefeito de Japaratinga

Avaliação foi feita pelo Inape

Por Maurício Silva 26/10/2021 15h03
Pesquisa aponta aprovação de 84% do prefeito de Japaratinga
Prefeito Déo é um dos mais bem avaliados de Alagoas - Foto: Assessoria

Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Monitoramento e Pesquisa (Inape) mostrou que o prefeito de Japaratinga, José Severino da Silva “Déo” (PTB), tem a aprovação da grande maioria da população da cidade litorânea. O gestor é aprovado por 84% segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (26).

O instituto fez o levantamento no dia 11 de outubro de 2021 e ouviu 400 pessoas (estratificado segundo sexo, religião, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica). Os números são semelhantes aos divulgados pelo Falpe em agosto quando mostrou uma aprovação de 83%.

De acordo com a pesquisa, o eleitor foi perguntado como ele avalia a administração do prefeito Déo e os dados foram os seguintes: boa/ótima 84%; regular 15%; e ruim/péssima 1%.

O Inape também avaliou os serviços essenciais do município. A Assistência Social foi avaliada da seguinte forma: boa/ótima 54%, regular 28%, ruim/péssima 10%, e não sabe/não respondeu 8%; A Saúde teve os seguintes números: boa/ótima 70%, regular 23%, ruim/péssima 5%, e não sabe/não respondeu 2%; Educação: boa/ótima 66%, regular 27%, ruim/péssima 2%, e não sabe/não respondeu 5%; Infraestrutura: boa/ótima 68%, regular 18%, ruim/péssima 12%, e não sabe/não respondeu 2%.

A pesquisa foi feita através de sorteio probabilístico das localidades onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho). A margem de erro é 4 pontos. O nível de confiança, 95%.