Negócios

Empresário de Maragogi ganha vida no fundo do mar

Paulo Flórido Filho tem a missão de levar os turistas para o paraíso das águas

Por Maurício Silva 15/12/2021 08h08 - Atualizado em 15/12/2021 08h08
Empresário de Maragogi ganha vida no fundo do mar
Paulo Flórido Filho é um verdadeiro apaixonado pelo mar do Caribe Brasileiro - Foto: Paulo Flórido

Ele tem a missão de levar os turistas para o paraíso das águas: as piscinas naturais de Maragogi. O empreendedor Paulo Flórido Filho, de 42 anos de idade, ganha a vida financeiramente no fundo do mar. Essa é a história do empresário que decidiu empreender mergulhando nos mais belos cenários da cidade do Litoral Norte de Alagoas.

Paulo Flórido Filho é natural do Recife, mas há 21 anos se apaixonou por Maragogi e decidiu se mudar para a Capital da Costa dos Corais e desde então começou a ganhar a vida mergulhando no fundo do mar do Caribe Brasileiro. Em novembro de 2004 ele criou o Centro de Mergulho Projeto Oceano Mar e virou referência nacional quando o assunto é mergulho.

Paulo Flórido é casado com Roberta Carvalho e pai de Yves Flórido. Foto: Paulo Flórido


O Centro de Mergulho Projeto Oceano Mar atualmente conta com uma equipe de 15 mergulhadores. “Como todo início de um negócio no Brasil foi bem complicado, a começar pela burocracia e demora em se abrir uma empresa; depois foi a questão da mão de obra qualificada, como tínhamos que ter profissionais qualificados para as operações de mergulho foi necessário mais de 30 dias até que nossos profissionais estivessem preparados tecnicamente; a questão da importação de equipamentos, pois 90% dos equipamentos de mergulho são importados; a questão ambiental foi muito complicada também pois tínhamos que atender várias portarias federais, que muitas vezes não ajustava com nosso tipo de mergulho realizado aqui, foram muitas reuniões, com órgãos públicos até que hoje chegássemos a um ponto comum, não foi fácil, mais conseguimos”, ressaltou ele informando que começou com apenas três colaboradores e atendendo um único receptivo.

O empresário iniciou no mundo subaquático em 2002 e escolheu Maragogi para empreender no fundo do mar. “Escolhemos abrir nosso centro em Maragogi primeiro por ser uma cidade linda e que encanta quem aqui chega, não há quem não deseje voltar ou repetir Maragogi, já diz o nosso slogan ‘Maragogi Lugar pra Repetir’ e oferecer uma condição especial e diferente de mergulhos, onde qualquer pessoas a partir de uma certa idade poderia viver essa experiência única, água cristalina, morna, muita vida marinha e muito bem preservada”, disse.

Turista é muito bem atendida pela equipe do Projeto Oceano Mar. Foto: Paulo Flórido


O mergulhador comentou que fica realizado a cada mergulho. “De certa forma não só eu, mas toda nossa equipe e principalmente os nossos mergulhadores se sentem realizados a cada mergulho, recentemente mergulhamos com uma senhora de 78 anos de idade e que seu sonho desde a adolescência era viver a experiência do mergulho, ela ficou muito emocionada ao final do mergulho e isso nos deixa extremamente realizados”, frisou.

Empreender no mar

Paulo Flórido Filho disse que empreender no fundo do mar não é fácil. “Não é fácil liderar tanta gente, nem empreender no mar, os custos às manutenções dos equipamentos são muito caros, temos que estar sempre nos atualizando junto com a equipe, mas temos profissionais muito capacitados e responsáveis, que são os chefes de operações”.

Preparação

Antes de mergulhar em profundidades de até 32 metros nas Galés, Taocas, Barra Grande, formações de corais e naufrágios, há toda uma preparação. “Nossas atividades começam muito cedo com a preparação de todo equipamento, recarga dos cilindros, montagem e checagem dos equipamentos. Apesar de ser uma atividade super prazerosa, segura, temos que seguir todos os padrões internacionais e protocolos de emergência, mas graças a Deus em todo nosso tempo de existência nunca tivemos que usar o protocolo de emergência”, informou.

Paulo Flórido e parte da equipe no mar de Maragogi. Foto: Paulo Flórido


Capacitação

Mergulhar no fundo do mar requer muita capacitação e Paulo Flórido Filho tem um vasto currículo com capacitações em: Mergulho com Tubarões, Mergulho Profundo, Mergulho Noturno, Mergulho Embarcado, Mergulho De Busca e Recuperação de Objetos, Mistura de Gases, Mergulho em Naufrágio, Reconhecimento da Vida Marinha, entre outros. “Na minha carreira profissional em algumas agências tive a honra de ser reconhecido como Instrutor Ouro e Platinum”, comunicou ele, informando ainda que conta com certificações internacionais e a sua equipe também tem vários cursos.

Pousada

Mas Paulo Flórido aproveitou o cenário paradisíaco da cidade do Litoral Norte de Alagoas para investir recentemente em uma pousada. “E para unir o útil ao agradável recentemente inauguramos há cerca de um ano, junto com minha família, uma Pousada à beira mar de Maragogi, uma das pouquíssimas pé na areia mesmo. Uma pousada que fizemos com muito carinho para que ela seja a extensão da casa de nossos hóspedes. A Pousada GrandMar tem recebido muitos turistas na maioria famílias que procuram muito um bom local de descanso com um toque mais natural, mais rústico, a experiência de hospedagem na pousada é única”, finalizou ele dizendo que o novo empreendimento conta dez colaboradores.

Pousada é refência no Litoral de Maragogi. Foto: Paulo Flórido