Alagoas

Prefeito declara situação de emergência em Porto de Pedras

Município recebeu o maior volume de para o mês de junho em todo o Brasil

Por Maurício Silva 05/07/2022 07h07 - Atualizado em 05/07/2022 07h07
Prefeito declara situação de emergência em Porto de Pedras
Cidade de Porto de Pedras vem sendo castigada pelas chuvas - Foto: Maurício Silva

O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela (MDB), decidiu decretar situação anormal caracterizada como situação de emergência na cidade do Litoral Norte de Alagoas por conta das fortes e constantes chuvas. O decreto nº 10/2022 foi publicado na edição desta terça-feira (5) do Diário Oficial dos Municípios (DOM).

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o município de Porto de Pedras registrou o maior volume de chuvas para o mês de junho em todo o Brasil (524,9 milímetros, volume 55% maior que o esperado para todo o mês), sendo este um dado alarmante.

Para decretar situação anormal, o gestor também considerou que as chuvas intensas ocorridas no dia 30 de junho de 2022 que elevaram o nível dos rios que cortam o município e culminaram na ocorrência de danos humanos, materiais e ambientais e consequentes prejuízos econômicos públicos e privados.

A gestão ainda considerou que a força da natureza vem acarretando uma série de deslizamentos e inundações em diversas localidades, inclusive os acessos à zona rural e assentamentos do município.

Com o decreto, a prefeitura autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário. O decreto é válido por 180 dias.

Autoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto às comunidades, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, tudo sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.