Prefeito estimula associativismo em Porto de Pedras
O projeto está beneficiando artesãos, ambulantes e jangadeiros

Com uma visão de estímulo ao fortalecimento do associativismo, o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela (MDB), está liderando um conjunto de ações para oferecer capacitação técnica a vários setores da comunidade. Através das secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Educação e apoio do Sebrae Alagoas, o projeto está beneficiando artesãos, ambulantes e jangadeiros.
O associativismo viabiliza mais participação entre a sociedade organizada e o poder público. A mobilização de um grupo de pessoas da comunidade para alcançar determinados objetivos fica muito mais fácil e traz melhores resultados se for realizada de forma conjunta.
Henrique Vilela diz que é fundamental para o desenvolvimento de um município apoiar e valorizar as instituições já existentes ou estimular a criação de novas, de forma organizada técnica e administrativamente.
A primeira associação a receber a consultoria do Sebrae Alagoas foi a dos artesãos que hoje tem uma visão de negócio inovadora a partir da identificação de novas estratégias. Atualmente a Associação dos Jangadeiros passa por esse trabalho de remodelação e os ambulantes da praia e cidade iniciam a formação de um novo grupo a partir do crescimento do turismo.
O analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Carl William Broad, diz que o Sebrae em parceria com a Sala do Empreendedor, vem promovendo o desenvolvimento dos pequenos negócios, através de atendimento de orientação empresarial, capacitação em gestão dos pequenos negócios e de consultorias de gestão e inovação. Nesse sentido, está apoiando a demanda de capacitação em associativismo, solicitada pela Secretaria de Turismo de Porto de Pedras.
O associativismo traz inúmeras vantagens para as pessoas que têm elementos em comum promovendo benefícios para todos. “Pensar coletivamente em resoluções de problemas, promover a troca de experiências, poder construir parcerias com o poder público e a iniciativa privada é gerar novas formas de negócios”, diz a secretária de Turismo, Zélia Cavalcanti, que destaca a parceria estratégica do Sebrae.
Através de palestras, dinâmicas de grupo e acompanhamento, a consultora Gil Lisboa tem estimulado o conhecimento técnico e oferecido a orientação necessária para o fortalecimento dos grupos que compõem setores importantes para a economia circular de Porto de Pedras. A cidade, que possui uma praia com o selo Bandeira Azul de sustentabilidade, tem estimulado o associativismo como elo fundamental para a cadeia dos pequenos negócios.
Veja também
Últimas notícias

Deputado Alexandre Ayres propõe proibir apostas online para beneficiários sociais

Maior concurso público do Estado deve ofertar mais de oito mil vagas

Homem sofre fratura exposta em acidente entre carro e moto em Delmiro Gouveia

Homem fica ferido após colisão entre carro e motocicleta em Palmeira dos Índios

Após denúncia do MPF, Teca Nelma cobra condenação da Braskem e reparação às famílias afetadas em Maceió

Polícia Civil realiza prisão de envolvido em homicídio ocorrido em 1996
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
