Prefeito estimula associativismo em Porto de Pedras
O projeto está beneficiando artesãos, ambulantes e jangadeiros
Com uma visão de estímulo ao fortalecimento do associativismo, o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela (MDB), está liderando um conjunto de ações para oferecer capacitação técnica a vários setores da comunidade. Através das secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Educação e apoio do Sebrae Alagoas, o projeto está beneficiando artesãos, ambulantes e jangadeiros.
O associativismo viabiliza mais participação entre a sociedade organizada e o poder público. A mobilização de um grupo de pessoas da comunidade para alcançar determinados objetivos fica muito mais fácil e traz melhores resultados se for realizada de forma conjunta.
Henrique Vilela diz que é fundamental para o desenvolvimento de um município apoiar e valorizar as instituições já existentes ou estimular a criação de novas, de forma organizada técnica e administrativamente.
A primeira associação a receber a consultoria do Sebrae Alagoas foi a dos artesãos que hoje tem uma visão de negócio inovadora a partir da identificação de novas estratégias. Atualmente a Associação dos Jangadeiros passa por esse trabalho de remodelação e os ambulantes da praia e cidade iniciam a formação de um novo grupo a partir do crescimento do turismo.
O analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Carl William Broad, diz que o Sebrae em parceria com a Sala do Empreendedor, vem promovendo o desenvolvimento dos pequenos negócios, através de atendimento de orientação empresarial, capacitação em gestão dos pequenos negócios e de consultorias de gestão e inovação. Nesse sentido, está apoiando a demanda de capacitação em associativismo, solicitada pela Secretaria de Turismo de Porto de Pedras.
O associativismo traz inúmeras vantagens para as pessoas que têm elementos em comum promovendo benefícios para todos. “Pensar coletivamente em resoluções de problemas, promover a troca de experiências, poder construir parcerias com o poder público e a iniciativa privada é gerar novas formas de negócios”, diz a secretária de Turismo, Zélia Cavalcanti, que destaca a parceria estratégica do Sebrae.
Através de palestras, dinâmicas de grupo e acompanhamento, a consultora Gil Lisboa tem estimulado o conhecimento técnico e oferecido a orientação necessária para o fortalecimento dos grupos que compõem setores importantes para a economia circular de Porto de Pedras. A cidade, que possui uma praia com o selo Bandeira Azul de sustentabilidade, tem estimulado o associativismo como elo fundamental para a cadeia dos pequenos negócios.
Veja também
Últimas notícias
Negligência em rodovia é apontada após morte de autor de áudio viral no Sul do Piauí
Saiba em que regiões do Brasil deve chover acima da média no verão
Falta de leitos de maternidade desafia rede pública de saúde em Arapiraca
Motociclista morre em colisão com caminhão em União dos Palmares
Alagoas fica entre os piores estados em qualidade de energia sob concessão da Equatorial, aponta ranking
PoderData: para 39%, governo Lula é pior que o de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
