Prefeitura de Porto de Pedras acompanha situação dos peixes-bois
Recinto de aclimatização foi desativado temporariamente no município

A Prefeitura de Porto de Pedras emitiu uma nota oficial nesta terça-feira (26) informando que acompanha a situação envolvendo a situação dos dois peixes-bois marinhos que morreram nesta semana na cidade do Litoral Norte de Alagoas. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que o recinto de aclimatização dos animais foi desativado temporariamente. Além disso, outra espécie apresentou estado clinico grave e precisou ser transferido para Itamaracá-PE. O órgão ambiental suspeita de poluição química da água.
A gestão do prefeito Allan de Jesus (MDB) ressaltou que desde o registro do adoecimento as equipes da prefeitura, juntamente com outros órgãos, monitoram a situação dos animais, prestando os devidos cuidados.
A prefeitura também destacou que que os passeios de visitação aos peixes-bois, realizados no Rio Tatuamunha, seguem acontecendo normalmente. A gestão também informou que mantém o compromisso permanente com a preservação dos peixes-bois e a conservação em todo o território do município.
Confira na íntegra a nota da prefeitura:
NOTA OFICIAL - PREFEITURA DE PORTO DE PEDRAS
A Prefeitura de Porto de Pedras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa que acompanha a situação envolvendo dois peixes-bois marinhos que vieram a óbito nesta semana.
Desde o primeiro registro de adoecimento, as equipes técnicas da Prefeitura, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Biota de Conservação, atuaram no monitoramento dos animais, prestando os devidos cuidados.
A causa das mortes ainda está sendo investigada e somente será confirmada após a conclusão dos exames de necropsia que estão em andamento.
É importante destacar que os passeios de visitação aos peixes-bois, realizados no Rio Tatuamunha, seguem acontecendo normalmente. A atividade, que é referência no turismo, continua sendo uma oportunidade segura e responsável para que visitantes conheçam de perto esses animais em seu habitat natural, fortalecendo a conservação e gerando renda sustentável para a comunidade local.
Assim que os laudos forem concluídos, a Prefeitura vai adotar as medidas necessárias, em conjunto com os órgãos ambientais competentes, para garantir a proteção da espécie e a segurança do habitat natural.
A gestão municipal reforça que mantém um compromisso permanente com a preservação dos peixes-bois e a conservação em todo o território do município, reconhecidos como patrimônios naturais e cultural de Porto de Pedras.
Veja também
Últimas notícias

Justiça de Alagoas converte em preventivas as prisões em flagrante da Operação “Farmácia do Crime”

Motociclista é assassinado a tiros na zona rural de Lagoa da Canoa

Estudante da Rede Estadual brilha como Jovem Senadora por Alagoas em Brasília

Operação integrada prende autor de tentativa de homicídio contra subtenente da PM-AL em Maragogi

Renan Filho inaugura trecho de duplicação da BR-101, em São Sebastião, com a presença de Paulo Dantas

Cobertura da coleta domiciliar em Maceió supera médias nacional e regional
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
