Política

Prefeitura tenta aumentar taxa de iluminação pública em Porto Real do Colégio

Projeto de lei vai para votação na última sessão do Legislativo de 2020

Por 7Segundos 23/12/2020 19h07
Prefeitura tenta aumentar taxa de iluminação pública em Porto Real do Colégio
Porto Real do Colégio - Foto: Luiz Sávio Almeida

O prefeito de Porto Real do Colégio, Aldo Popular (MDB), está encerrando seu primeiro mandato como prefeito com uma medida bem pouco popular: o reajuste da taxa de iluminação pública, que vai provocar um aumento nas contas de energia para os moradores do município. O projeto de lei neste sentido está sendo apreciado na noite desta quarta-feira (23) na Câmara de Vereadores, na última sessão de 2020.

A matéria pegou de surpresa os parlamentares, que não esperavam lidar com polêmica na última sessão da legislatura, que será de despedida para oito vereadores que não conseguiram se reeleger. A decisão final, no entanto, não é possível prever. Os parlamentares criticam por esse tipo de projeto de lei, que geralmente rende discussões, ter sido enviado no apagar das luzes da gestão, mas como a maioria faz parte da situação, é possível que a matéria seja aprovada.

"A prefeitura tem feito um bom trabalho, está trocando a iluminação por lâmpadas de led, mas aumentar a taxa assim, de uma vez só, é complicado", declarou o vereador Hélio dos Santos.

De acordo com o parlamentar, o percentual de reajuste da taxa de iluminação varia de acordo com as faixas de consumo. Mesmo assim, de acordo com ele, deve pesar no orçamento das famílias mais pobres. "Todo aumento tem um impacto, principalmente em um município pobre, como o nosso. Se em vez de fazer esse reajuste todo de uma vez agora, fosse aprovado cada ano um pouquinho, as pessoas não sentiriam tanto", ressaltou.