Geral

Morre aos 89 anos Paulo Lourenço, mais conhecido como Paulo do Bar, ícone da cultura arapiraquense

Paulo estava em tratamento de um câncer no esôfago no Hospital Chama em Arapiraca

Por 7Segundos 14/10/2021 08h08 - Atualizado em 14/10/2021 10h10
Morre aos 89 anos Paulo Lourenço, mais conhecido como Paulo do Bar, ícone da cultura arapiraquense
Paulo Lourenço morre aos 89 anos em decorrência de câncer no esôfago - Foto: Ascom Prefeitura de Arapiraca

Paulo Lourenço, empresário e ícone da cultura arapiraquense morreu na manhã desta quinta-feira (14), no Hospital Chama, onde estava internado desde a primeira semana deste mês de outubro em tratamento de câncer no esôfago.

Segundo informações da família, o câncer havia sido descoberto recentemente e Paulo Lourenço estava fazendo sessões de quimioterapia e de radioterapia.

Mesmo com seus 89 anos de idade, Paulo do Bar como ficou conhecido pela sociedade arapiraquense, por ter fundado um dos bares mais ecléticos e com um dos maiores acervos de vinil, os famosos LP’s (Long Play), de 12 músicas, nacionais e internacionais, vivia ávido pela cultura e mostrava seu talento em projetos culturais com apresentações na Praça Margarida Gonçalves, a Praça do Artesanato, no Parque Ceci Cunha.

Bar do Paulo - inesquecível

Bar do Paulo, se estivesse ainda na ativa daria um ar autêntico às noites arapiraquenses, como sempre deu nas décadas passadas, principalmente nos anos de 1970. A casa de esquina de número 357, onde se encontram as ruas Don Jonas Batingas e São Luiz, no bairro de Ouro Preto, foi o point durante décadas de escritores, militantes, músicos e jovens sonhadores, que conversavam sobre o novo cinema, a política efervescente, a música e a literatura mundiais e aqui o Brasil.

Entendendo a importância de sua contribuição à cultura local, a Prefeitura de Arapiraca resolveu homenagear diversos mestres e destaques do âmbito e Paulo Lourenço da Silva, dono do famoso estabelecimento, recebeu honraria em cerimônia realizada em agosto de 2013, no Museu Zezito Guedes, quando tinha 81 anos de idade. 

Na época, em 2013, dos meses de março até o começo de junho, sob determinação da então prefeita Célia Rocha, para coroar a data de 40 anos do bar, foi realizado o projeto “DJ do Agreste” aliado ao Som do Mercado, que acontecia todas as quintas-feiras com performance de Paulo selecionando músicas de seu enorme acervo de vinis.